O Windows permite compartilhar pastas inteiras entre usuários na mesma rede Wi-Fi ou cabeada. O recurso é útil para enviar muitos arquivos sem Internet e agilizar o trabalho no dia a dia em um local onde vários computadores estão conectados a um único Wi-Fi. A função, porém, não é tão intuitiva e requer ativar, primeiro, a descoberta do PC por meio das configurações do sistema operacional. Veja, no tutorial abaixo, como compartilhar uma pasta na rede com outras pessoas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como ativar o compartilhamento

O compartilhamento de pasta do Windows só funciona se o computador estiver configurado para descobrir e ser descoberto por outros PCs na rede. Saiba como ver se a função está ativa.

Passo 1. Clique com o botão direito sobre o ícone de conexão e selecione “Abrir configurações de rede e internet”. Em versões anteriores ao Windows 10, o menu pode estar no Painel de Controle;

Passo 2. Acesse “Opções de compartilhamento”;

Passo 3. Expanda a lista abaixo de “Particular” e ative as opções “Descoberta de rede” e “Compartilhamento de arquivo e impressora”. Não habilite essas funções para uma rede pública. Se sua rede doméstica estiver configurada como “Pública”, é preciso primeiro convertê-la em “Privada”.

Como compartilhar uma pasta específica

Passo 1. Para compartilhar uma pasta específica do seu computador com outras pessoas na rede, clique sobre o item com o botão direito do mouse e abra o menu “Conceder acesso a”. Se você já estiver incluído a um Grupo Doméstico, pressione o atalho “Grupo Doméstico (visualizar e editar)”. Caso contrário, prossiga na opção “Pessoas específicas”;

Passo 2. Abra a lista de usuários e selecione “Todos”. Pressione, então, “Adicionar”;

Passo 3. Assinale o item “Todos” recém-adicionado. Na coluna “Nível de permissão”, configure como “Leitura” para não permitir alterações na pasta ou “Leitura/Gravação” para permitir que outras pessoas abram e salvem novos arquivos na pasta. Ao final, pressione “Compartilhar”;

Passo 4. Use o link que aparece na tela para compartilhar a pasta diretamente com outra pessoa que estiver na mesma rede.

Como compartilhar pasta pública

Pastas públicas são diretórios disponibilizados a todos os usuários da mesma rede, desde que o computador esteja configurado para compartilhar “Arquivos e impressoras”. Por padrão, essas pastas deixam qualquer pessoa adicionar, modificar e remover arquivos.

...

Passo 1. Acesse o seu computador no menu “Rede” do explorador de arquivos do Windows. Depois, acesse a pasta “Users”;

Passo 2. A pasta “Público” estará disponível na lista para uso comum pelos computadores da rede. Para tê-la sempre à mão, clique com o botão direito do mouse, arraste para o desktop e crie um atalho na área de trabalho.

Windows não formata pen drive; oque fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo