O computador mais rápido do mundo deve chegar em 2021, de acordo com anúncio do Departamento de Energia dos Estados Unidos. O Frontier, como foi nomeado, é um supercomputador que soma um custo de mais de US$ 600 milhões e vai ser produzido com tecnologia das empresas AMD e Cray, especialistas na área.

De acordo com os desenvolvedores, calcula-se que ele produza mais de 1,5 exaflops de capacidade de processamento, cerca de 50 vezes mais rápido que o atual computador mais veloz do planeta. Uma unidade de exaflop é a capacidade de executar um quintilhão de operações por segundo. A máquina vai ser mais rápida do que 160 supercomputadores atuais juntos.

Quer comprar um computador barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

A expectativa do governo americano é utilizar o Frontier para realizar cálculos avançados e contribuir com as áreas de pesquisa nuclear e climática. Além disso, outro objetivo é de desenvolver a inteligência artificial no país, garantindo que o crescimento da tecnologia seja feito nos Estados Unidos.

O supercomputador utilizará em seus componentes dezenas de CPUs Epyc da AMD, cada uma conectada a quatro GPUs Radeon Instinct da empresa. Essa linha de GPUs foi lançada pela AMD especificamente para desenvolvimento no conceito de inteligência artificial.

Segundo o portal The Verge, a AMD diz que o Frontier será capaz de lidar com uma quantidade impressionante de dados. Com uma banda 24 milhões de vezes maior do que a conexão média de Internet doméstica, a máquina será capaz de processar cem mil filmes em HD por segundo. O computador também vai ocupar uma área de aproximadamente 680 metros quadrados, contendo cerca de 144 quilômetros de cabeamento. Além de consumir algo em torno de 40 Megawatts de energia.

O investimento em supercomputadores é uma iniciativa do governo americano em se aproximar da China, atual líder em número de unidades com 227 dos computadores mais rápidos do mundo. Já os Estados Unidos tem cerca de 109 computadores operados no país. O Japão e a União Euro

... peia são os outros dois principais concorrentes no mercado das supermáquinas.

Como montar um PC gamer barato? Troque dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo