Limpar uma TV de LED corretamente exige requisitos simples, mas que são necessários para não danificar seu aparelho. Um exemplo de erro muito comum é utilizar produtos de limpeza doméstica, que muitas vezes contém substâncias químicas corrosivas. Essa prática pode prejudicar não apenas a superfície da tela, mas também a qualidade das imagens reproduzidas no televisor.

Também é importante utilizar panos macios para não riscar o display, além de realizar movimentos suaves na hora de limpar. Pensando nisso, o TechTudo reuniu algumas dicas de como realizar a limpeza de forma correta e eficaz, ajudando na manutenção da sua TV.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Evite produtos de limpeza doméstica

Este é um erro muito comum e que pode danificar o aparelho de maneira irreversível. Os produtos de limpeza doméstica, como detergente e limpa-vidro, por exemplo, podem conter amônia, álcool etílico, acetona, entre outros componentes prejudiciais. Esses compostos químicos podem reagir com os materiais que fazem parte da tela, ocasionando danos que vão desde manchas, rachaduras e até a descoloração permanente do display.

A água destilada é a substância mais recomendada para a limpeza de telas já que, após o processo de destilação, a água se encontra em seu estado mais puro, sem a presença de sais minerais e outras substâncias que podem ocasionar manchas no painel.

2. Use materiais apropriados

Visto que as telas são sensíveis e podem riscar facilmente, a escolha dos materiais corretos é indispensável para limpar o aparelho sem danificá-lo. Para isso, a melhor aposta é usar um pano de microfibra ou 100% algodão, já que são macios e não soltam fiapos. Se a TV estiver empoeirada, apenas o pano será suficiente. Caso haja manchas de gordura ou marca de dedos, você pode utilizar água destilada para limpeza.

Também é possível encontrar kits próprios para limpeza de telas LED e LCD. Os conjuntos geralmente contam com um pano de microfibra e uma solução de limpeza, custando cerca de R$ 20. A composição varia de acordo com a marca, mas é sempre importante verificar para qual tipo de tela o produto é indicado. Os kits podem ser encontrados em lojas especializadas em eletrônicos e informática.

3. Limpando a tela

O primeiro passo é se certificar de que o aparelho está desligado da tomada. Desse modo, além de garantir que a sujeira e as manchas fiquem mais visíveis, você também evita a possibilidade de receber choques elétricos. Como já foi explicado no tópico anterior, não há necessidade de umedecer o pano se o aparelho estiver apenas empoeirado. Você deve deslizar o pano de maneira sutil, removendo toda a poeira.

No caso de manchas e outras sujeiras mais resistentes, é necessário utilizar água destilada ou a solução de limpeza contida nos kits. Para isso, borrife o líquido no pano, deixando-o levemente umedecido e faça movimentos circulares e suaves no display. Vale ressaltar que o recomendado é não borrifar diretamente na tela, já que o líquido pode escorrer e danificar componentes internos do aparelho. Repita o procedimento suavemente até que a mancha saia, sem pressionar com muita força.

4. Limpando o corpo do aparelho

Para limpar os cantos da tela, utilize um pincel de cerdas macias, sempre com movimentos delicados. Já as bordas plásticas ao redor do display podem ser limpas com um limpador multiuso, sempre tomando cuidado para não entrar em contato com a própria tela.

Na parte de trás da TV, existem espaços pequenos e mais difíceis de limpar, como entradas USB e HDMI, por exemplo. Para isso, conte novamente com a ajuda de um pincel ou cotonete.

5. Não se esqueça do controle remoto

O controle remoto é um componente muito manuseado, por iss

... o, pode ficar sujo frequentemente. O primeiro passo para limpá-lo é remover as pilhas. Depois, passe um pano macio borrifado com uma mistura de álcool diluído em água por todo o corpo do dispositivo. É importante lembrar que o pano deve estar levemente úmido, e não molhado.

Para limpar ao redor dos botões, você pode utilizar um pincel de cerdas macias ou um cotonete levemente umedecido com a mesma mistura de álcool diluído em água. No caso de sujeiras mais persistentes, vale utilizar um palito de madeira para removê-las, sempre com cuidado para não danificar o componente. Finalize com um pano seco e instale as pilhas novamente.

Smart TV: qual devo comprar? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo