Umutcan Tutuncu é o primeiro tricampeão da Copa do Mundo de Just Dance. O dançarino de 19 anos levou o título de melhor do mundo do jogo de dança em 2016/2017, 2018 e em 2019, em uma final inédita no Brasil. Umutcan derrotou o brasileiro Tarcísio Junior (TJ) em São Paulo no dia 30 de março. TJ conseguiu surpreender o público e ficou com a vice-liderança em sua estreia no torneio. Em conversa com o TechTudo, Umutcan e Tarcísio contam suas histórias e dão dicas para jogadores iniciantes que querem entrar para o cenário competitivo de Just Dance.

Just Dance 2019 é um jogo de dança da Ubisoft, disponível para Xbox 360, Wii, Wii U, PS4, Xbox One e Nintendo Switch. O game traz 40 músicas novas para dançar sozinho ou com amigos, além de permitir desbloquear 400 canções de jogos anteriores com o Just Dance Unlimited.

“Há 5 anos atrás, descobri um tumor na perna e fiquei sem andar por alguns meses. Depois disso, decidi que quando melhorasse, eu iria viver de forma mais ativa”, conta o campeão Umutcan. O turco vivia no sedentarismo, se considerava antissocial e não gostava de estar em contato com o mundo real. Com seu estado de saúde, o jovem decidiu mudar de vida, e foi o Just Dance que fez Umutcan modificar seus antigos hábitos.

“Conheci o jogo em um shopping, algumas pessoas estavam jogando e eu adorei. Comprei o game e comecei a jogar em casa, e depois na escola, com meus novos amigos. Graças ao Just Dance tenho amigos que faço nos eventos e ensino coreografias para crianças pequenas”, explica o jogador.

Umutcan decidiu entrar para competições de Just Dance depois que sonhou que ganhava a final da Copa do Mundo. Após sete meses de muito treino, o turco levou sua primeira taça, com a mesma camisa vermelha que se viu usando no sonho. “Para ir bem em uma competição de Just Dance você precisa ter duas coisas em mente: a pontuação do jogo e a pontuação do júri. Se o jogador focar em apenas uma dessas coisas, não será suficiente”, aconselha Umutcan.

O jovem turco diz ainda que treina de três a seis horas por dia, sempre dividindo seu tempo em exercitar as coreografias para aumentar sua pontuação no jogo e melhorar a performance e carisma para os jurados. “Se eu não treinar um dia, no dia seguinte eu treino o dobro. Ficar mais de um dia sem treinar pode afetar seu desempenho e memorização dos passos”, conta o campeão mundial.

Para Umutcan também é importante dançar com paixão, sentir a música e mostrar que gosta do que faz. “Não dê risos falsos. Se estiver dançando Finesse, dance como se fosse a Cardi B. Um jogador que consegue dançar com vontade pode ganhar de mim”, finaliza o turco.

Tarcísio Júnior, carioca vice-campeão da Just Dance World Cup 2019, chegou ao torneio com o difícil desafio de representar o Brasil em terras brasileiras. O país tem destaque na competição e já foi campeão duas vezes consecutivas com Diegho San, nas edições de 2014 e 2015. TJ conheceu a dança aos 8 anos, fazendo aulas de street dance. Em 2014, ele ganhou seu primeiro jogo da franquia e em 2015 sua mãe organizou uma competição de Just Dance entre seus amigos. Durante a exposição do Museu do Video Game Itinerante em 2017, Tarcísio competiu pela primeira vez e ficou em segundo lugar.

Em sua primeira participação na Copa do Mundo de Just Dance, TJ sofreu bastante pressão pela final ter

... sido sediada pela primeira vez no Brasil. O carioca surpreendeu o público e conquistou a vice-liderança com seu carisma e determinação. TJ tenta treinar no mínimo uma hora todos os dias, podendo chegar a quatro horas de dança por dia. “Para competir, um jogador não pode ter vergonha, porque isso com certeza vai te atrapalhar. Além disso, é importante estudar os passos e ver streams de outros dançarinos para estudar a coreografia”, aconselha o brasileiro.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo