Need for Speed comemora 25 anos desde o lançamento da sua primeira versão, em 1994. De lá pra cá, não parou de receber jogos em diversas plataformas, incluindo até um filme hollywoodiano que figurou nos cinemas do mundo todo. Apesar do sucesso da Eletronic Arts, sua desenvolvedora, nem sempre a popular franquia de jogos de corrida seguiu a mesma receita. Relembre os principais títulos e veja a evolução gráfica de cada um deles.

The Need for Speed

Lançado inicialmente em 1994 para um videogame chamado 3DO, o primeiro Need for Speed entrou na onda dos jogos de corrida 3D e logo ganhou destaque devido a sua jogabilidade, sendo lançado posteriormente para Saturn, PC e Playstation, onde ganharia continuidade até os dias de hoje.

Need for Speed 3: Hot Pursuit

O terceiro game da franquia foi lançando em 1998 para PC e Playstation. Aqui, vemos todo poder dos 32 bits sendo aproveitados no gráfico e na mecânica do jogo. Nesse título é possível ver os carros e as pistas mais nítidas, inclusive os detalhes do cenário, dando destaque também para novas modalidades de corrida, como rachas com a polícia.

Need for Speed: Hot Pursuit 2

O predecessor de NFS: Hot Pursuit chegou ao Playstation 2, Game Cube, Xbox e PC em 2002 com um gráfico bem definido, digno dos videogames da nova geração. Sua jogabilidade, porém, ficou semelhante à dos títulos passados, o que levou a EA a pensar em uma nova dinâmica para o próximo jogo da franquia.

Need for Speed: Underground

Inspirado no filme Velozes e Furiosos, esse talvez tenha sido o título mais popular da franquia. NFS: Underground foi lançando em 2003 para diversas plataformas com uma nova proposta de jogo. Agora, os carros luxuosos e as pistas tradicionais davam lugar aos carros tunados e corridas noturnas em ambientes urbanos. Jogando em mundo aberto, é possível dirigir pela cidade, tirar rachas, optar por inúmeros tipos de corrida e personalizar veículo a gosto.

Need for Speed: Most Wanted

Se fugir da polícia era uma opção nos jogos anteriores, em Most Wanted é algo obrigatório. O game lançado em 2005 mantem a proposta de NFS: Underground, porém, com níveis de perseguição que envolvem bloqueios de camionetes da polícia até helicópteros. Aqui, vemos novamente motor gráfico da segunda geração de videogames trabalhando duro, seja no cenário ou na jogabilidade.

Já na terceira geração de videogames, esse título de 2009 trouxe, além de gráficos melhorados, uma nova dinâmica de jogo baseada na simulação de direção. Com uma jogabilidade nova, era preciso considerar diversos fatores do veículo e da pista para se dar bem no jogo.

Como tudo que é bom merece continuação, esse jogo foi lançado em 2010 para ser um misto de releitura e continuação dos clássicos Hot Pursuit originais do começo da série. Com estilo de jogo diferente dos últimos títulos, as corridas ganharam um tom de perseguição, sendo possível assumir o papel do perseguido ou de um policial em rachas incríveis nos gráficos da terceira geração de consoles.

O 18º título da franquia foi lançado em 2011 e agradou muito os jogadores por utilizar locações reais em cidades como São Francisco, Nova York e Las Vegas. Utilizando todo potencial do motor gráfico da terceira geração, o jogo teve um ar cinematográfico do começo ao fim, com uma trama bem trabalhada entre os personagens e jogabilidade desafiadora em mais de 300 quilômetros de pista disponível.

Apesar de figurar entre os videogames de última geração, esse título de 2013 foi projetado para encerrar o ciclo entre da terceira geração dos jogos da série. Com gráficos bem trabalhados e sistema de direção efi

... ciente, Rivals segue o estilo de jogo de Hot Pursuit, com desafios entre piloto e policial, incluindo novos modos de jogo single player ou multiplayer.

Need for Speed

Disponível para Playstation 4, Xbox One e PC, esse título de 2015 é uma espécie de reboot reunindo o melhor dos maiores sucessos da franquia, porém, com gráficos de última geração. A jogabilidade segue não linear, possibilitando progredir no jogo pelo caminho que o jogador preferir em um mundo totalmente aberto. Todos os comandos e cenários foram redefinidos para que se tenha a melhor experiência pilotando nos mais de 50 veículos disponíveis.

O último título lançado até agora continua trabalhando na nova identidade que a EA vem construindo nos últimos anos para o futuro franquia. Com uma pegada mista de cinema e corrida em mundo aberto, NFS: Playback (2017) aposta em um sistema de jogo cooperativo, explorando as peculiaridades de cada personagem do jogo. Ele ainda não usa todo potencial da última geração de consoles, mas dá uma amostra do próximo jogo da série que dever ser lançado ainda neste ano.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo