Johann Sebastian Bach, músico e compositor alemão do Barroco, é homenageado nesta quinta-feira (21) com uma figura na página inicial do Google. O buscador decidiu celebrar o aniversário do artista de maneira especial: desenvolvendo o primeiro Doodle com inteligência artificial.

O tradicional logo da gigante de buscas foi substituído por uma animação interativa que incentiva os usuários a compor sua própria melodia. A ilustração traz Bach tocando um órgão de tubos, imponente instrumento musical introduzido nas igrejas ocidentais a partir do século X, enquanto as letras que formam a palavra Google giram acima.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ao pressionar o botão play do Doodle, o usuário pode escrever na partitura inserindo as notas e mudando a velocidade com as batidas por minuto, por exemplo. Em seguida, é só clicar em “harmonizar” para que a técnica de aprendizado de máquina (machine learning), método de análise de dados em que sistemas podem identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana, para ajustar a melodia personalizada no estilo musical de Bach.

Caso o usuário encontre um easter egg especial, poderá ouvir um Bach em estilo híbrido de rock dos anos 80. É possível compartilhar a criação musical exclusiva com amigos ou salvá-la em formato .MIDI.

Desenvolvido em parceria com as equipes do Google Magenta e do Google PAIR, o Doodle é possível principalmente graças a duas tecnologias. A primeira é o modelo de aprendizado de máquina Coconet, desenvolvido pela especialista Anna Huang e capaz de realizar uma ampla variedade de tarefas musicais.

“O Coconet foi treinado em 306 das harmonizações de coral de Bach. Seus corais sempre têm quatro vozes, cada uma carregando sua própria linha melódica, enquanto criam uma rica progressão harmônica quando tocadas juntas”, explicou a gigante de buscas em nota. Já a biblioteca de código aberto TensorFlow.js, segunda tecnologia empregada no projeto, permite que o aprendizado de máquina aconteça inteiramente dentro do navegador, dispensando servidores mais pesados.

Quem foi Johann Sebastian Bach?

Nascido na pequena cidade alemã de Eisenach em 21 de março de 1685, Johann Sebastian Bach é considerado um dos maiores gênios da música ocidental. Além de tocar, o organista também entendeu como construir e reparar os complexos mecanismos internos de órgãos de tubos, representados

... no Doodle interativo.

Com 65 anos, o músico faleceu em 28 de julho de 1750 e viveu para ver apenas uma parte de seu trabalho publicado. Bach deixou para trás mais de mil trabalhos em forma de manuscrito, que agora são publicados e executados em todo o mundo.

Via Google

Qual o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo