O Instagram tem, hoje, mais de 1 bilhão de usuários ativos, mas não é o único app de sucesso voltado para o compartilhamento de fotos. Outras plataformas cumprem bem a função e têm, inclusive, mais recursos de edição e compartilhamento de imagens, como é o caso do app VSCO. Há também sites focados na divulgação e venda de trabalhos de profissionais de fotografia, como o 500px e ainda aquelas redes que são voltadas para a busca de inspirações artísticas, como o Pinterest. Para ajudar os usuários que estão na busca por outras opções, além do Instagram, o TechTudo separou cinco redes sociais de fotos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Pinterest

Com mais de 250 milhões de usuários e mais de 175 bilhões de pins, o Pinterest é um dos queridinhos dos amantes de fotografia e artes. Como diz seu nome (pin = alfinete + interest = interesses, em tradução livre), a plataforma funciona com a ideia de um mural imaginário, onde seus usuários podem “pregar” fotos em seu perfil, de acordo com seus interesses e gostos pessoais.

Nele, é possível navegar entre diversos perfis diferentes, seguir tópicos e contas que lhe são interessantes, compartilhar e baixar imagens e, até mesmo, entrar em contato com outros usuários através do chat. Muito utilizado por pessoas que buscar por inspirações, é conhecido por conter milhares de imagens de tatuagens, colagens, looks de roupa e decorações para casa.

Apesar de 80% de seus usuários utilizarem o Pinterest na versão para celular, disponível para Android e iPhone (IOS), também é possível acessar a plataforma através da versão para web. O aplicativo é gratuito e possui classificação de 4,6 na Play Store.

2. VSCO

O VSCO é um aplicativo voltado, prioritariamente, para a edição de imagens, sendo um dos mais completos desse segmento. A ferramenta é também muito utilizada para o compartilhamento de imagens. Muito semelhante ao Instagram, o VSCO tem um feed próprio – chamado de grade -, no qual seus usuários podem postar fotos, seguir outros perfis, dar likes e repostar imagens em sua coleção. Nele, é possível, ainda, trocar mensagens com seus seguidores através de um chat.

A rede social pode ser acessada através da versão web ou de apps para Android e iPhone (iOS), de forma gratuita. Vale lembrar, porém, que algumas ferramentas de edição mais elaboradas, só podem ser adquiridas através da assinatura anual do VSCO X que custa US$ 20, cerca de R$ 75. O app tem nota 4,4 na Play Store.

3. ArtStack

Voltado para o compartilhamento, compra e venda de obras de artes autorais, o ArtStack é a plataforma ideal para artistas que querem divulgar suas criações. Nele, existe a possibilidade de conhecer e dar maior visibilidade a artistas não tão conhecidos, como também ter contato com obras de artistas renomados e consagrados nas artes plásticas.

Funcionando como uma rede social, é possível seguir outras contas e dar like em seus posts. Cada vez que você curte uma publicação ela aparece no seu perfil, para que seus seguidores tenham acesso aos seus gostos e curtidas.

Disponível apenas para iPhone (iOS), na versão mobile, a plataforma pode ser acessada, também através do site (https://theartstack.com/feed). A rede social é toda em inglês.

4. Flickr

O Flickr é uma plataforma de compartilhamento e hospedagem de fotos lançado em 2004 como um site de armazenamento de imagens. Com o tempo, foram adicionadas diversas funcionalidades mais próximas às de uma rede social. Além do compartilhamento de imagens e vídeos, o usuário também tem acesso a discussões em fóruns.

É local ideal para quem aprecia fotografias, sejam profissionais ou amadoras. Seu diferencial é ter o estilo parecido com um blog, com ferramentas para org

... anização das imagens e a possibilidade de adicionar notas e tags às suas publicações. Outros usuários podem também acessar e incluir marcações em suas fotos.

Pertencente ao Yahoo!, o Flickr está disponível para celulares Android e iPhone (iOS), e para computador, através de seu site. Gratuito e com uma interface simples, o aplicativo tem nota 4,3 na Play Store.

5. 500px

O 500px (lê-se 500 pixels) se assemelha muito ao Flickr. A página é muito utilizada por fotógrafos, amadores e profissionais, como um banco de dados, onde pessoas do mundo todo podem ver seu trabalho e entrar em contato facilmente. A rede serve também como um meio de compra e venda de imagens.

O site é bastante intuitivo e organizado. O usuário pode escolher entre várias formas de organização do seu feed, como dar preferência pela visualização de imagens mais populares, mais recentes ou, até, escolhidas pelos editores da plataforma. É possível acessar também o mercado para procurar conteúdos de seu gosto e interesse pessoal.

Com uma nota de 4,5 estrelas na Play Store, o app está disponível também para iPhone (iOS) e, na versão web, em seu site (https://500px.com/). Para ter acesso à plataforma, basta fazer um rápido cadastro, dentro do próprio app ou site e o usuário já está apto para compartilhar, admirar, vender ou comprar fotografias.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo