O mercado de jogos para celular está em constante movimento e diversos títulos saem da App Store e Google Play por diferentes motivos. Os games mobile das franquias Final Fantasy e Kingdom Hearts, por exemplo, foram banidos da Bélgica por serem considerados jogos de azar, prática que foi proibida no país em 2018. Em outros games, questões como polêmicas, legislações nacionais, concorrência ou obsolescência podem ser motivo para a remoção. Confira, a seguir, cinco jogos online que não estão mais disponíveis para baixar em smartphones Android e iPhone (iOS).

Mobius Final Fantasy

Lançado em 2015 para Android e iOS, Mobius Final Fantasy sobreviveu apenas três anos no mercado da Bélgica. Isso porque a franquia violou a legislação vigente no país e foi banida dos smartphones em novembro de 2018. O governo belga passou a considerar as ''loot boxes'', isto é, caixas que oferecem prêmios aleatórios aos usuários, como jogo de azar. Como essa prática é bastante utilizada no game da Square Enix, o título foi banido da App Store e da Google Play. Mobius Final Fantasy é um RPG que comporta um modo co-op de até quatro jogadores.

Kingdom Hearts Union X

Kingdom Hearts Union X também foi banido da Bélgica por conta das loot boxes. O game desenvolvido pela Square Enix em 2015 (originalmente chamado de Unchained X) foi removido da Apple Store e da Google Play em dezembro de 2018. Com elementos de RPG, personagens da Disney, seis mundos diferentes e customização de equipamentos, o jogo comporta um modo offline e partidas multiplayer de até seis jogadores. Ele também foi o primeiro título da franquia criado especialmente para telefones celulares.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Dissidia Final Fantasy: Opera Omnia

Um terceiro game banido da Bélgica em função das loot boxes foi Dissidia Final Fantasy: Opera Omnia, lançado em 2017 para Android e iOS. Seguindo a lógica dos jogos de azar proibidos pelo governo belga, ele foi removido das lojas de aplicativos em 19 de dezembro de 2018. O título da Square Enix é um RPG online com batalhas em turnos. Os jogadores podem escolher personagens da franquia para montar equipes, personalizar armas, derrotar chefões e completar missões. Além do modo offline, Opera Omnia também conta com quests cooperativas de até cinco players.

Asphalt 7: Heat

Lançado para iOS e Android em 2012, Asphalt 7: Heat foi removido da App Store e da Google Play em todo o mundo em 2016 sem motivos oficiais divulgados. O famoso simulador de corrida da Gameloft foi um dos títulos da franquia mais bem recebidos pela crítica, mas não sobreviveu ao lançamento de títulos mais recentes como Asphalt Street Storm e Asphalt 9: Legends. No jogo, o player tinha à disposição carros de montadoras famosas (Ferrari, Lamborghini, Bugatti, etc), além de circuitos de 15 localidades como Londres, Rio de Janeiro e Tóquio.

2K Drive

Desenvolvido pela 2K – estúdio responsável pelo famoso simulador de basquete NBA 2K

...2K Drive foi lançado em 2013 para iOS. Apesar de pago, o game de corrida concorreu com Real Racing 3 e até apresentou elementos mais realistas que o adversário, mas acabou removido da App Store em 2016. O jogo contava com carros e autódromos da vida real, apresentava gráficos inovadores para a época e oferecia modos alternativos, como circuitos off-road e boliche. Além dos campeonatos offline, 2K Drive permitia duelos online entre amigos.

Qual é o melhor Final Fantasy? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo