Aplicativos como WhatsApp, Facebook e Google Maps conseguem compartilhar a localização do usuário em tempo real com outras pessoas, por meio de dados coletados pelo GPS do celular. Com a funcionalidade, é possível encontrar amigos, enviar rotas ou rastrear o percurso de conhecidos. A maioria dos serviços permite não somente monitorar contatos que tenham disponibilizado sua posição, como também desativar a transmissão da mesma a qualquer momento.

Com a ajuda de um app de rastreamento, em vez de trocar mensagens com endereços e pontos de referências, você pode achar, instantaneamente, seus amigos. Assim, para te deixar por dentro das principais ferramentas de geolocalização, o TechTudo preparou uma lista com nove apps gratuitos disponíveis para baixar no Android ou iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Google Maps

Para facilitar encontros em lugares desconhecidos ou mesmo informar quanto tempo você vai demorar para chegar a algum lugar, o Google Maps conta com uma funcionalidade para compartilhar seu trajeto ao vivo com amigos. O usuário ainda pode enviar o local em tempo real por meio de aplicativos de terceiros, como WhatsApp e Messenger.

2. WhatsApp

O popular serviço de mensagens WhatsApp permite que contatos acompanhem sua localização ao vivo. Para ativar a função basta selecionar "Compartilhar localização atual" e definir o tempo, que varia entre quinze minutos a oito horas. É possível interromper o compartilhamento a qualquer momento. O recurso funciona tanto para conversas individuais, como para grupos. Além disso, o app também apresenta em um só mapa a localização de todos que partilharam o local na mesma conversa.

3. Facebook Messenger

Além de possibilitar a transmissão de um ponto fixo, o Facebook Messenger permite compartilhar sua posição, mesmo que em movimento, por até 60 minutos. Para usar o recurso, ligue o GPS do smartphone, abra uma conversa e escolha a opção “Localização”, indicada por uma seta. Por fim, toque na barra azul para enviar a informação ao vivo.

4. Buscar meus Amigos para iOS

O Buscar meus Amigos é o aplicativo da Apple para você achar facilmente os amigos e familiares que escolheram compartilhar localizações. O app vem com o sistema operacional iOS 9 e, caso não esteja instalado no dispositivo, pode ser baixado gratuitamente pelos usuários do iOS 8 ou posterior. Com o serviço, o usuário consegue avisar quando saiu ou chegou em algum local ou configurar notificações para quando o contato chegar ou sair de um determinado ponto. Saiba como descobrir a localização de alguém com o app Buscar meus Amigos.

5. Life360

Gratuito, tanto para Android quanto para iPhone, o Life360 é ideal para rastrear amigos e familiares. O usuário pode registrar um Círculo de Conexões para acompanhar a movimentação dos seus contatos. O app também possui algumas funções pagas, como assistência rodoviária emergencial e proteção contra roubo de celular. Ele ainda conta com um recurso de “pânico” que alerta todo seu círculo por meio de ligação, e-mail e SMS.

6. Zenly

Com o mapa social do Zenly, você pode acompanhar os amigos em tempo real. Além de mostrar onde uma pessoa está, a ferramenta, disponível para Android e iPhone, oferece um bate-papo integrado gratuito. Segundo o desenvolvedor, o app conta com um algoritmo que permite o compartilhamento contínuo de localização gastando menos sua bateria.

7. Uber

... > Dentre as funções já conhecidas do Uber, como compartilhar a localização em tempo real com o motorista, o serviço também oferece uma forma de compartilhamento de viagens entre conhecidos. Além disso, o aplicativo disponibiliza uma função de contato com autoridades em casos de risco, repassando a localização atual e informações do motorista.

8. 99

Para aumentar a segurança dos passageiros, o 99 liberou um recurso para compartilhar o trajeto, em tempo real, com pessoas de confiança dos usuários. Além da localização, o contato ainda recebe o nome do motorista e a placa do veículo. O app atualizado com essa função, temporariamente chamado “Novo 99”, fica disponível com a atualização do aplicativo já existente.

9. Glympse

O Glympse tem como principal objetivo compartilhar a localização do usuário. Com um perfil no serviço, é possível enviar uma notificação da sua posição para qualquer dispositivo com acesso à Internet, mesmo que ele não possua o aplicativo instalado. Para enviar um "glympse" com sua localização, o app libera um link que pode ser compartilhado por SMS ou outros meios, como Facebook, WhatsApp e e-mail.

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo