A Declara??o do Imposto de Renda (IRPF 2015) pela Internet segue sendo um prato cheio para os hackers. Diversos ataques j? foram identificados pela Kaspersky Labs, especialista em seguran?a online, neste ano. Segundo an?lise dos pesquisadores, golpes usando o tema podem ser muito perigosos, j? que ainda s?o rent?veis para os criminosos.

Imposto de Renda 2015: saiba o que instalar e como entregar a declara??o

Cuidado com crimes online ao fazer o IRPF 2015 (Foto: Reprodu??o/Receita Federal)

O que acontece ? que muitos hackers enviam mensagens falsas, como intima??es para comparecer a uma ag?ncia, n?meros falsos de protocolos de declara??o, supostos links para download do programa da Receita ou at? notifica??es de d?bitos que n?o existem. E basta um clique errado para executar programas maliciosos que podem gerar problemas.

?? preciso estar atento a ataques que se valem de engenharia social e tentam enganar usu?rios para instalar trojans banc?rios em seu sistema, seja em seu computador ou em sistemas m?veis. Esses golpes acontecem todos os anos porque s?o efetivos?, disse F?bio Assolini, Analista S?nior de Seguran?a da Kaspersky Lab.

Este tipo de mensagem parece verdadeiro, mas ? um ataque (Foto: Divulga??o)

O que acontece se uma pessoa executar um arquivo destes pode ser pior do que uma simples contamina??o no computador, j? que pode levar ? perda de arquivos. Eles t?m, normalmente, a inten??o de espionar a??es, e roubar dados banc?rios quando forem inseridos pelo usu?rio. Toda a??o criminosa que depende de uma intera??o do usu?rio para quebrar pr

... ocedimentos de seguran?a ? conhecida como "engenharia social".

De acordo com o especialista, ? simples evitar este tipo de golpe. Afinal, a Receita Federal n?o envia mensagens eletr?nicas para o contribuinte sem autoriza??o. Portanto, n?o clique em nenhum link recebido desta forma. E, claro, para baixar seu programa da Declara??o, basta ir ao TechTudo Downloads.

Como baixar declara??o de Imposto de Renda? Comente no F?rum do TechTudo


?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo