O Galaxy S5, smart top da Samsung, recebeu a atualiza??o para o Android Lollipop recentemente nos dispositivos de usu?rios brasileiros. Dentre as principais mudan?as est?o a interface em Material Design e a promessa de um sistema mais eficaz. Mas ser? que vale a pena atualizar o Galaxy S5 para o novo Android? Confira a an?lise do TechTudo.

Vale a pena comprar o Galaxy S5 ou ? melhor investir no Galaxy S6?

Vale a pena atualizar o Galaxy S5 para Android 5.0 Lollipop? Confira (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Interface

O Android 5.0 Lollipop chama a aten??o pelo seu visual colorido, repleto de janelas no estilo ?flutuante? e anima??es renovadas. Para acompanhar a mudan?a, muitos aplicativos para Android tamb?m foram otimizados com a nova interface. E isso facilita bastante no dia a dia, tanto visualmente quanto na usabilidade.

Para come?ar, logo ap?s a atualiza??o, muitas coisas foram trocadas de lugar, ganharam novas janelas ou funcionalidades diferentes. O compartilhamento de uma imagem, por exemplo, ganhou uma aba que surge na parte inferior da tela, e que pode ser expandida arrastando para cima. Al?m disso, o menu de configura??es ganhou ?cones redondos e coloridos. A interface ficou mais din?mica, principalmente por causa das cores vivas, anima??es e intera??es com a plataforma.

Interface Android 5.0 Lollipop (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Logo no final do processo da atualiza??o, o sistema otimiza os apps pendentes, principalmente os dos servi?os do Google, como Gmail, Agenda, Tradutor, Google Maps, dentre outros. Muitos outros seguiram essa interface de Material Design, o que pode oferecer uma experi?ncia mais proveitosa visualmente. No Samsung, que j? apresenta seu TouchWiz colorido, o Material Design parece ter cores ainda mais vivas com seus ?cones redondos. Ent?o, essa parte visual depende muito do gosto de cada usu?rio.

Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Veja no F?rum TechTudo.

Desempenho

O Galaxy S5 vem de f?brica equipado com o Android 4.4.2 (Kit Kat), que na ?poca de seu lan?amento, in?cio de 2014, era o mais atual. Portanto, o aparelho foi testado para acompanhar esse sistema. Por outro lado, o novo Galaxy S6 j;a foi constru?do pensando no Android 5.0. E essa mudan?a faz bastante diferen?a, principalmente na resposta do desempenho do smart.

Interface do Android 5.0 Lollipop no menu de configura??es (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

?Depois da atualiza??o ? percebida uma leve demora na execu??o de a??es, como abrir aplicativos, por exemplo, ou at? mesmo comandos de compartilhamento, envio, etc. Isso acontece tamb?m em apps nativos, o que pode incomodar muitos usu?rios. A velocidade de passar telas no touchscreen permanece boa. Uma das alternativas para deixar a execu??o mais leve ? desligar anima??es no sistema. Al?m disso, ? sempre interessante fechar os apps em segundo plano e fazer uma otimiza??o de limpeza, para impulsionar o funcionamento da mem?ria RAM.

Apesar do Galaxy S5 ter sido lan?ado no ano passado, o seu hardware

... tem boas configura??es, capaz de aguentar a atualiza??o para o Android 5.0 Lollipop, com seu processador quad-core de 2,5 GHz e memoria RAM de 2 GB.

Pr?s e contras

Como todas as atualiza??es, essa tamb?m tem seus pr?s e contras. Para come?ar, atualizar o sistema ? sempre importante para manter atualizado o sistema de seguran?a, e impedir que seu aparelho fique vulner?vel a poss?vel falhas ou erros j? corrigidos no update. Portanto, al?m do visual da interface, manter o celular atualizado ? importante para deixar seus dados de acesso, e at? financeiros, mais seguros. Tudo isso aliado com um bom antiv?rus, ? claro.

Android 5.0 Lollipop no Galaxy S5 (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Apesar da lentid?o encontrada ap?s a atualiza??o, ? poss?vel contornar o problema, limpando a mem?ria, liberando mais espa?o interno de armazenamento ou at? mesmo reiniciando o seu Galaxy. Portanto, para aproveitar a nova interface Material Design e ainda manter seu aparelho mais seguro, vale a pena migrar para o Android 5.0 Lollipop, que j? est? liberado para update de usu?rios brasileiros do Galaxy S5.

E pode ficar tranquilo que ap?s a atualiza??o n?o h? perda de dados de acesso, fotos e demais armazenados no seu smart. S? lembre de manter a bateria com mais de 70% de carga antes de come?ar o processo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo