Chegou a hora de acertar contas com o le?o. O prazo para a entrega da declara??o do Imposto de Renda de Pessoa F?sica 2015 come?ou no dia 2 de mar?o e vai at? 30 de abril. Se voc? ainda n?o se preparou, veja a seguir tudo o que ? preciso para instalar no seu PC para fazer e enviar a declara??o.?

Saiba o que instalar e como entregar a sua declara??o IRPF 2015 (Foto: Reprodu??o/Receita Federal)

Aplicativos necess?rios

Para fazer sua declara??o do Imposto de Renda de Pessoa F?sica 2015, voc? s? precisar? instalar dois programa no seu computador: o IRPF 2015 Receita Federal, para fazer o preenchimento e o Receitanet, para fazer o envio da declara??o para a Receita Federal.

Para instalar os programas, voc? pode acessar a p?gina do IRPF no TechTudo Downloads, selecionar a op??o que precisa e clicar no bot?o ?Baixar?. Estes programas tamb?m est?o dispon?veis na p?gina da Receita Federal na internet (receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015).

P?gina do IRPF 2015 no TechTudo Downloads (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Na hora de baixar, se voc? tiver alguma d?vida sobre o processo, basta dar uma olhada nos v?deos da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2015) ou nos tutoriais do TechTudo.

O programa ? o mesmo para todos os sistemas?

A Receita Federal disponibiliza todos os programas necess?rios ? confec??o e envio da declara??o do Imposto de Renda de Pessoa F?sica. Esses programas est?o dispon?veis em vers?es para Windows, Linux, Solaris, Mac e multiplataforma, essa ?ltima, ? uma op??o em Java que pode ser usada para instalar nos principais sistemas de desktop da atualidade.

IRPF possui uma vers?o multiplataforma (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Para completar, tamb?m existem ainda vers?es feitas para serem instaladas em dispositivos m?veis com sistema operacional Android e iOS, entretanto, essas op??es possuem algumas limita??es.

Declara??o e envio

O processo se resume a apenas duas etapas: o preenchimento e o envio da declara??o. Nessa primeira etapa, voc? usa o programa IRPF para digitar suas informa??es, recebimentos, dedu??es e qualquer outra informa??o que a Receita exija. ? sempre bom lembrar que o preenchimento deve ser feito sob a orienta??o de um profissional qualificado, para que o usu?rio n?o corra o risco de cair na malha fina.

Depois disso, ? preciso fazer a verifica??o de pend?ncias da declara??o e se houver algum erro de preenchimento, o programa informar? e mostrar? o que precisa ser feito, fornecendo os links para cada uma das informa??es problem?ticas. Conserte todos os erros e voc? ent?o poder? gravar a declara??o.

Verificando erros na declara??o (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

A seg

... unda etapa do processo ? o envio, que pode ser feito dentro do pr?prio programa que chama o Receitanet para realizar a a??o. Assim que voc? enviar a declara??o, poder? imprimi-la junto com o recibo de entrega.
Enviando a declara??o (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Quais benef?cios de fazer a declara??o via aplicativo de celular?

Apesar de existir uma vers?o mobile do IRPF, ele s? entrega/envia declara??es de 2013 e 2014. Por enquanto, esse app serve apenas para iniciar um rascunho da declara??o 2015. Posteriormente, esse rascunho pode ser importado para o IRPF no PC. Ou seja, o aplicativo ? apenas um recurso para iniciar a declara??o ou acompanhar seu processamento usando o celular ou tablet.

Penalidades

Se voc? est? atrasado na confec??o de sua declara??o, lembre-se que quem enviar a declara??o no in?cio do prazo, sem erros, omiss?es ou inconsist?ncias, receber? mais cedo as restitui??es do Imposto de Renda (caso tenham direito a ela). Al?m disso, se voc? perder o prazo e enviar a sua?declara??o ap?s a data limite, ter? que pagar multa m?nima de R$ 165,74. Por isso, pegue suas informa??es, baixe e instale os programas, preencha e envie a sua o mais r?pido poss?vel.

Tamb?m ? muito importante lembrar que se voc? tiver dificuldades para fazer a sua declara??o, procure um profissional especializado ou consulte o manual do programa e a p?gina da Receita Federal.

Como evitar travamento dos navegadores? Comente no F?rum do TechTudo

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo