O DVD Shrink ? um programa bem eficiente para copiar DVDs para o computador. O recurso ? ?til para quem est? precisando fazer uma c?pia de backup e gravar m?dias por exemplo, ou s? quer manter como backup no PC. Uma das vantagens do DVD Shrink ? que o usu?rio pode ter uma an?lise inicial do DVD, em uma pr?-visualiza??o r?pida, na qual ? poss?vel detectar poss?veis erros ou partes danificadas da m?dia. Para ajudar a conhecer um pouco mais do programa, veja essas cinco dicas do Shrink.

Baixe o DVD Shrink no TechTudo Downloads

DVD Shrink (Foto: Reprodu??o/DVD Shrink)

1) Copiar DVDs

O DVD Shrink tem umas funcionalidades bem interessantes para quem est? precisando copiar um DVD para o computador, e depois gravar a m?dia. Nesse quesito, ele funciona de forma bem simples.

Para come?ar o processo, basta inserir o disco, clicar em ?open disc? e aguardar: o programa vai fazer uma an?lise autom?tica mais r?pida para ver se n?o tem nenhum erro na m?dia. Essa recurso ? bem importante, j? que impede a grava??o de DVDs defeituosos, por exemplo.

C?pia e grava??o do DVD (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Para continuar, selecione o bot?o ?Backup?, no menu do topo, sendo poss?vel selecionar a op??o para salvar em formato ISO (que ? da grava??o de DVD), ou fazer o backup dos arquivos do DVD em uma pasta do computador (em formato VOB). No primeiro caso ser? pedido um novo disco ap?s a conclus?o da c?pia, para gravar usando o programa Nero. No segundo caso ser? guardada uma c?pia no computador, que pode ser executada normalmente.

Lembre de deixar marcada a op??o ?Create Video_TS and Audio_TS subfolders?. Depois basta concluir em ?OK?. Esse processo de c?pia ? um pouco demorado, dependendo da pot?ncia do computador e do tamanho do DVD. Para um tradicional de 4.7 GB, costuma levar cerca de 35 minutos at? 1h. Durante a c?pia ? poss?vel manter um preview lateral da m?dia ou retirar.

2) Informa??es do DVD

Uma das vantagens do DVD Shrink ? que ele separa todos os dados e informa??es inclusos no DVD. Portanto, ? poss?vel escolher quais idiomas e legendas deseja manter na sua c?pia. Al?m disso, o usu?rio pode acessar informa??es do menu do DVD, que normalmente s?o dispon?veis em v?rios idiomas, e escolher quais deseja manter. As pastas principais ficam organizadas no lado esquerdo, e as informa??es mais detalhadas aparecem na lateral direita do programa.

Informa??es detalhadas do DVD (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Essa divis?o costuma come?ar com uma pasta para os ?menus?, que s?o aquelas exibi??es no DVD que aparecem antes de come?ar o v?deo, normalmente com informa??es de ?udio, legenda e uma imagem principal. Depois vem uma pasta com o v?deo em si, e caso tenha alguns extras selecionados, eles tamb?m estar?o separados na pasta final. Caso voc? tenha gravado um DVD mais simples, aparecer? apenas uma pasta com suas informa??es gravadas.

3) An?lise completa

Al?m da an?lise inicial, o programa permite que o usu?rio fa?a uma leitura mais completa do DVD, que costuma demorar um pouco mais, cerca de 20 a 30 minutos. A an?lise completa detecta erros na m?dia, verificando cada frame (menor parte) dos v?deos inclu?dos no DVD, por exemplo. A m?dia costuma ficar em 76 frames por segundo, para n?o demorar muito caso o v?deo gravado no DVD seja muito longo.

... com/po/tt2/f/original/2015/03/05/s-031.jpg" alt="An?lise do DVD (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)" height="380" width="695">An?lise do DVD (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Para acessar essa fun??o, primeiro ? necess?rio abrir o DVD no Shrink, com a dica anterior. Depois, basta selecionar o bot?o ?Analysis?, no menu do topo. Depois voc? ter? a garantia de que n?o h? erros no DVD, j? que durante a an?lise o programa possibilita rodar um pequeno preview na mesma janela.

4) Compactar m?dias

Uma funcionalidade bem interessante ? a possibilidade de compactar m?dias sem perder muito da qualidade do DVD. Isso porque ele oferece a op??o de retirar as informa??es que voc? n?o deseja copiar, como idiomas e legendas extras, por exemplo. Al?m disso, ? poss?vel gravar s? o v?deo, sem os menus iniciais. O programa tamb?m oferece um recurso pr?prio para compacta??o, e exibe o tamanho total do v?deo no topo. Dessa forma, ? poss?vel ajustar quantos GBs ou MBs o usu?rio quer manter para gravar sua c?pia. Para conhecer o processo, confira como usar o DVD Shrink para compactar filmes.

Compactar m?dias com o programa (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

5) Configura??es do programa

O DVD Shrink tem algumas boas op??es de configura??es. Para acessar, clique em ?Edit? e selecione ?Preferences?. Na primeira aba ? poss?vel ajustar as informa??es de compress?o do DVD e ainda selecionar se deseja formatar em um DVD tradicional, com 4,7 GB, um Dual-Layer, com 8,5 GB ou personalizar o tamanho em ?Custom?. Na segunda aba, ? personalizada as configura??es do preview, com op??es para selecionar o tipo de ?udio em est?reo, 5.0 surround, por exemplo.

Configura??es do programa (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Como resolver problemas para gravar? CD e DVD? Comente no F?rum do TechTudo

Na categoria de ?output files? ? poss?vel remover algumas configura??es embutidas no DVD. Depois, na aba ?Stream Selections?, o usu?rio pode selecionar o idioma e legenda padr?es de leitura do DVD, sendo melhor indicado deixar ambos na op??o de todas as linguagem (All Languages), e por fim em ?File I/O o usu?rio pode pr?-definir a grava??o direta com o programa Nero, por exemplo. Nesse caso, o usu?rio precisa copiar o DVD em formato ISO, l? na primeira dica, e depois o Shrink permite a grava??o direta da m?dia em outro DVD, usando o Nero como intermedi?rio, al?m de outras prefer?ncias.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo