O WhatsApp para Android aceita o compartilhamento de arquivos em PDF guardados não só na memória do aparelho, mas também na nuvem do Google Drive e do OneDrive. A novidade chegou pouco tempo depois do app liberar o envio de documentos pelo celular.

WhatsApp: como escolher quais chats e grupos têm o backup de fotos

Para funcionar, é preciso ter os apps de armazenamento do Google e da Microsoft instalados no celular. Depois disso, o envio de itens para contatos no mensageiro é simples. Veja como enviar arquivos PDF do Google Drive e do OneDrive pelo WhatsApp a seguir.

WhatsApp: como enviar PDF do Google Drive e OneDrive (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Atualize o WhatsApp para Android e certifique-se de que os apps do Google Drive e do OneDrive já estão instalados no celular.

Passo 2. Abra uma conversa com um amigo para o qual você deseja enviar um arquivo em PDF, e acesse o compartilhamento de documento.

Compartilhe um PDF no WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em vez de escolher um dos itens exibidos na lista, toque na opção “Procurar outros documentos”. No gerenciador de arquivos do Android, acesse o menu lateral para selecionar a conta do Google Drive ou do OneDrive de onde deseja obter o arquivo PDF para compartilhar.

Escolha uma conta do Drive ou OneDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Procure o documento desejado nas suas pastas da nuvem – se desejar escolher mais de um, mantenha um item pressionado para ativar a seleção múltipla. Em seguida, toque em “Abrir”.

Selecione um ou mais PDFs da nuvem e faça o download (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Confirme o envio dos documentos para o contato selecionado no segundo passo deste tutorial. Aguarde

... alguns segundos pelo download dos arquivos e veja-os dentro da janela de chat.
Envie PDF do Drive ou OneDrive pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Com o recurso, donos de smartphones Android não ficam mais limitados aos documentos em PDF já baixados no telefone – em poucos passos, é possível fazer o download de arquivos completos do Google Drive e OneDrive, assim como enviá-los para um contato do WhatsApp.

Como restaurar mensagens do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo