A Samsung lan?ou o seu mais novo smartphone top de linha, o Galaxy S6, no ?ltimo domingo (1), e a compara??o com o iPhone 6, da sua grande rival Apple, ? inevit?vel. Por isso, o TechTudo analisa os destaques positivos e negativos de cada um. Quer saber qual deles ? o melhor? Confira a an?lise abaixo.

iPhone 6 ou Moto Maxx? Veja o comparativo dos tops da Apple e Motorola

Comparativo entre Galaxy S6 e iPhone 6 (Arte/TechTudo)

Desempenho: Galaxy S6

O que faz um smartphone rodar bem ? a combina??o entre seu processador, mem?ria RAM e espa?o para armazenar arquivos. O Galaxy S6 ? octa-core, ou seja, com oito n?cleos de processamento, 3 GB de RAM, que ? o que permite esse processamento acontecer sem falhas, e vers?es de 32 GB, 64 GB ou 128 GB para que os usu?rios guardem seus apps, fotos e conte?do em geral. O iPhone 6 tem processador com apenas dois n?cleos, 1 GB de RAM e edi??es de 16, 32 e 64 GB.

Galaxy S6 tem ?timas configura??es de performance (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Ou seja, neste trio de componentes, o S6 ? bem superior. Na bateria idem. O iPhone 6 tem 1.810 mAh, enquanto o Galaxy conta com 2.600 mAh. Ou seja, tem a maior capacidade para manter o telefone ligado ? o que tamb?m se faz necess?rio por ele ter um hardware que exige muito mais. Al?m disso, segundo a Samsung, o carregamento dele ? duas vezes mais r?pido do que o do iPhone e conta tamb?m com carregamento sem fio.

De resto, eles s?o bem parecidos: conectividades WiFi, Bluetooth, NFC e 4G, sistema de pagamentos, auxiliares por voz, programas voltados para a sa?de do usu?rio, leitores de digitais e aplicativos de suas fabricantes pr?-instalados. O que decide mesmo a compara??o, ent?o, ? o fato de o Galaxy S6 ter um ?poder de fogo? muito maior do que o do iPhone 6.

Dimens?es: iPhone 6

O iPhone 6 ? mais port?til do que o Galaxy, mas por pouco. O gadget da Apple mede 138.1 x 67 x 6.9 mm e pesa 129 gramas. J? o da Samsung tem 143.4 x 70.5 x 6.8 e 138 gramas. N?o ? uma diferen?a grande, mas ela existe a favor do iPhone, que ? mais baixo, mais leve e menos largo. O S6 s? conta com uma espessura menor, mas somente 0.1 mm.

iPhone ganha no tamanho, mas?o design?deles ? bem parecido (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Design: Empate

Se nas dimens?es eles s?o quase iguais, no design isso tamb?m acontece. E, desta vez, n?o ? poss?vel nem dizer onde um ? melhor do que o outro, porque parece que o GalaxyS6 foi inspirado no iPhone concorrente. De tanto ouvir cr?ticas do acabamento em pl?stico dos seus telefones, a Samsung resolveu fazer seu novo top com alum?nio e metal. O resultado foi ?timo, deixando-o com aspecto mais sofisticado. Por?m, bem parecido com o iPhone.

Foto do S6 de perto mostra visual semelhante ao do iPhone (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Os dois t?m bordas bem arredondadas, tamanhos parecidos, e at? cores, como prata e dourada, semelhan

... tes. A decis?o aqui ? de cada usu?rio. No geral, o iPhone 6 parece ter um visual mais leve, mais cl?ssico, enquanto o S6 tem um acabamento que d? a impress?o de ser mais robusto. Enquanto o iPhone causa impress?o de fragilidade, o aparelho da Samsung parece mais resistente.

Tela: Galaxy S6

A Apple sempre teve displays de encher os olhos, mas desta vez a Samsung parece ter corrigido os erros. O esquema de cores dos displays dos aparelhos da empresa sul-coreana sempre foi criticado, e desta vez todos elogiam. Al?m disso, ele apresenta 2560 x 1440 pixels, ou seja, uma resolu??o QuadHD, contra um tradicional 750 x 1334 pixels da tela Retina do iPhone 6. Uma diferen?a de 251 pixels por polegada (577 no S6 e 326 no iPhone).

Isso significa que a tela do S6, mesmo sendo ligeiramente maior do que a do iPhone, consegue ter uma qualidade melhor. Quanto mais pixels, mais detalhes pode se ver na imagem. Al?m disso, a tela do novo smartphone da Samsung conta com Gorilla Glass 4, que ? a mais recente vers?o do revestimento de vidro fornecido pela empresa Corning para dar mais resist?ncia aos displays de aparelhos telef?nicos.

C?meras: Galaxy S6

Novamente, a diferen?a vai al?m das especifica??es t?cnicas. Nas demonstra??es feitas no palco do MWC 2015, quando revelou o S6, a Samsung mostrou que o aparelho tem c?meras superiores. Com 16 megapixels na traseira e 5 megapixels na frontal, tem ?tima qualidade de imagem. Possui estabilizador ?ptico nas duas, al?m de HDR e sistema de baixa luz. Na traseira, conta at? com um modo profissional, em que o usu?rio pode us?-lo como uma c?mera DSLR.

Galaxy tem ?timas c?meras para fotos e v?deos (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

O iPhone 6, apesar de numericamente parecer muito inferior, com 8 megapixels e 1,2 megapixel, nas c?meras traseira e frontal, respectivamente, n?o tem o desempenho ruim. Pelo contr?rio. Conta com um dos melhores sensores j? feitos pela Apple. No entanto, ainda assim, n?o oferece tanta variedade de recursos como o Samsung. Portanto, mais uma vit?ria para o S6 neste comparativo.

Sistema operacional: Empate

A Samsung melhorou muito seu sistema operacional, com uma Touchwiz mais limpa visualmente e tamb?m com a plataforma mais limpa literalmente, com menos aplicativos pr?-instalados. No entanto, o Android ainda tem alguns pontos de defeito, como a seguran?a e aplicativos que ainda chegam primeiro ao iOS. Apesar disso, o sistema da Apple, que tem ?tima usabilidade e ? muito amig?vel, tamb?m ? mais restrito quanto ? personaliza??es e conex?es com outros sistemas. Cada um tem pontos positivos e negativos, e essa disputa ? o usu?rio quem resolve. Ambos t?m o que de melhor (e pior) suas plataformas podem oferecer.

As?melhoras?no sistema operacional do Samsung o colocam em igualdade com o gatgets?iOS (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


Conclus?o: Galaxy S6

O iPhone 6 ? uma boa op??o j? palp?vel. O S6 ? uma alternativa que parece ainda melhor, mas s? chega ao Brasil em abril A partir da?, ? poss?vel tomar uma decis?o. Caso o consumidor esteja buscando um gadget agora, v? de iPhone 6. ? um aparelho muito bom, com um sistema operacional mais simples, amig?vel e seguro. Sua performance tamb?m ? ?tima, apesar de ele ter o hardware inferior ao do S6.

Para quem pode esperar, vale a pena aguardar a chegada do S6, e fazer uma compara??o de pre?os. Caso ele n?o esteja muito mais caro do que o iPhone 6, certamente vale investir mais. ? um telefone de um novo ciclo, pois j? foi lan?ado em 2015, e tem caracter?sticas bem superiores, como tela qHD, c?mera com maior resolu??o, processador mais r?pido e um novo padr?o de mem?ria RAM.

Qual ? o smartphone mais esperado de 2015? Comente o F?rum TechTudo

Caso os dois estivessem dispon?veis ao mesmo tempo e pelo mesmo pre?o, a escolha mais indicada seria o S6, que ganha em alguns quesitos por uma diferen?a grande, e quando perde ? por pouco. Somente nas dimens?es, mas nada de muito relevante, e talvez no layout ou no sistema operacional, por?m s?o pontos em que o gosto pessoal de cada consumidor pesa bastante. Mas em termos de desempenho, o aparelho da Samsung chega com tudo.

Tabela Comparativa do iPhone 6 Galaxy 6S (Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo