O Fotor é um editor multiplataforma com uma versão online gratuita que conta com os recursos básicos de edição. Ele permite editar fotos de forma rápida, sem ter que baixar nenhum programa. Assim, é possível cortar imagens, redimensioná-las, configurar brilho e contraste sem dificuldade. O site ainda oferece a opção de colocar efeitos, texto, fazer colagem e preparar artes, e é compatível com redes sociais.

Além da web, o programa está disponível para download nas plataformas Windows, Mac OS, iPhone (iOS) e Android. Sua versão paga, chamada "Pro", possui mais recursos e promove uma experiência sem anúncios. Para que você não se perca no site, preparamos um tutorial de como utilizar os recursos básicos e conseguir uma edição rápida para suas fotos.

Fotor é um editor online completo e grátis (Foto: Divulgação/Fotor)

Passo 1. Entre na página do Fotor no TechTudo Downloads e clique em "Acessar", no lado direito. Você será redirecionado à página inicial do serviço. Lá, selecione a opção "Editar".

... BDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAMABkDASIAAhEBAxEB/8QAFwAAAwEAAAAAAAAAAAAAAAAAAQMEBf/EABcBAAMBAAAAAAAAAAAAAAAAAAACBQf/2gAMAwEAAhADEAAAAaaM+6xmxWhzn//EABoQAQADAAMAAAAAAAAAAAAAAAEAAhEDEDL/2gAIAQEAAQUCEZnDl8OyhH1P/8QAFxEBAQEBAAAAAAAAAAAAAAAAAQIAEv/aAAgBAwEBPwEvUnJRv//EABURAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAR/9oACAECAQE/AYj/xAAdEAABAgcAAAAAAAAAAAAAAAABAAIQESAiMUFR/9oACAEBAAY/AurD1aJUEah//8QAGhAAAwADAQAAAAAAAAAAAAAAAAERITFBYf/aAAgBAQABPyForXa44bPg4+k6TEnXaYEamRJS4ZT/2gAMAwEAAgADAAAAECmP/8QAGREBAQEAAwAAAAAAAAAAAAAAAREAIWFx/9oACAEDAQE/EEaTEUq2kgR4jW3wne//xAAWEQEBAQAAAAAAAAAAAAAAAAAAAUH/2gAIAQIBAT8QZl//xAAbEAEBAQADAQEAAAAAAAAAAAABEQAhMVFBof/aAAgBAQABPxApvVFh+fG8GHDgFTQr2buab9To08G7recopQ9i6fIiF81b/9k=">

Fotor é um editor multiplataforma que possui versão online gratuita (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 2. No editor, clique em "Abrir" na barra superior. Depois, escolha onde está a foto que você deseja editar. Se ela estiver salva no PC, como neste caso, escolha a opção "Computador".

O site permite usar fotos que estão no computador, no Facebook e em outros tipos de nuvem (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 3. Na janela que abre em seguida, vá até a pasta em que está a imagem. Então, selecione a foto a ser editada e selecione "Abrir", na parte inferior da janela.

Para escolher fotos do computador, basta ir até a pasta onde ela está localizada (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 4. No menu lateral, à esquerda da tela, aparecem as opções básicas de edição. A primeira delas, "Melhorar Foto", é uma edição automática de iluminação, contraste e tons. Para ativá-la, basta clicar sobre a caixa.

O Fotor possui uma opção de edição automática (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 5. Caso o resultado não agrade, basta clicar em "Desfazer", a segunda opção do menu na barra superior. Essa ação funciona para anular qualquer outra edição que você faça no Fotor.

Qualquer edição do Fotor pode ser desfeita no botão "desfazer" (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 6. A opção "Cortar" permite recortar a imagem como o usuário quiser.

Fotor permite cortar as fotos de diversos tamanhos pré-estabelecidos ou com o formato livre (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 7. É possível ajeitar o corte da maneira que preferir selecionando os cantos do quadrado de seleção. O Fotor oferece uma variedade de padrões de recorte: a opção "Freeform" (em português, "formato livre") permite cortar livremente. Já "sample as original" faz o corte mantendo as proporções da imagem inicial. "Square" corta em um quadrado; "Facebook cover photo" indica o tamanho da foto de capa do Facebook, e assim por diante.

Fotor permite escolher vários padrões de corte; basta clicar na caixa "Freeform" para acessá-los (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 8. Após decidir o recorte, selecione a opção "Aplicar", no botão logo abaixo das configurações de corte. Depois, escolha a próxima opção de edição que deseja.

Para cortar a imagem no Fotor, basta aplicar e seguir para próxima parte da edição (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 9. A opção "Girar" permite girar a foto em 90º (indicado pela primeira seta na imagem abaixo), em 180º (segunda seta) ou apenas endireitar um pouco, caso a foto esteja torta (barra apontada pela terceira seta).

O Fotor permite também girar as fotos ou endireitá-las (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 10. Para endireitar a foto, basta arrastar a bolinha para a direita ou para a esquerda ao longo da barra. Quando terminar, é só selecionar a próxima opção de edição que desejar.

Função "endireitar" do Fotor serve para ajustar uma foto torta (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 11. Dentro da seção "Básico", você pode editar brilho, contraste, saturação e nitidez da mesma maneira que se endireita a foto: andando com a bolinha ao longo da barra. Depois, siga para a próxima configuração, sob o menu de "Tonalidade".

Nas edições do básico do Fotor é possível mexer em brilho, contraste, saturação e nitidez (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 12. Da mesma maneira que o passo anterior, dentro de "Tonalidade" você poderá mexer em exposição, luz e sombra. Ao final, siga para a próxima etapa: "Cor".

Dentro de tonalidade, Fotor possui opções de ajustar exposição, luz e sombra (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 13. Em "Cor", você pode configurar a temperatura e coloração da foto, deixando-a mais azulada, arroxeada, etc. Após terminar de editar a cor, siga para a opção "Vinheta".

Dentro de "cor", o Fotor possui ferramentas para ajustar temperatura e coloração da foto (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 14. "Vinheta" funciona no padrão de arrastar a bolinha ao longo da barra, como nas configurações anteriores. Neste caso, é um efeito que faz com que a imagem pareça mais antiga ao deixar os cantos da foto mais escuros estilo gradiente. Selecione a opção "curva" para seguir com a edição.

Fotor permite adicionar o efeito de "vinheta" em seus recursos básicos (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 15. O próximo passo é a curva de calor, ou seja, o brilho da imagem, a tonalidade de cada cor embutida na foto, etc. Para mexer, basta mover os pontinhos destacados. Para confirmar as configurações feitas na curva, selecione o botão de "Redefinir".

Fotor permite ajustar a curva de calor da imagem (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 16. Chegamos à opção "Redimensionar", abaixo de "Redefinir", a última opção da parte básica do editor.

Fotor permite ajustar a curva de calor da imagem (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 17. "Redimensionar" permite alterar o tamanho da foto sem precisar cortá-la ou sem deixar partes brancas em volta. Basta inserir o número de pixels que você deseja na primeira caixa; a segunda irá automaticamente seguir as proporções. Mas você pode também selecionar o cadeado para determinar uma proporção diferente. Ao final, confirme a ação em "Aplicar".

No Fotor ainda é possível redimensionar uma imagem (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 18. A barra de opções na lateral esquerda da tela mostra recursos além dos básicos do Fotor. É possível acessar efeitos, recursos de beleza, bordas, adesivos e textos para acrescentar à foto.

O Fotor disponibiliza gratuitamente outros efeitos, além da edição básica (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 19. Por fim, escolha "Salvar" para confirmar as edições feitas e guardar a imagem modificada.

A imagem pode ser salva no computador ou na nuvem do próprio Fotor, precisando de um login para o último caso (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 20. Nomeie a foto, escolha o formato (jpg ou png) e a qualidade da imagem (normal ou alta). Uma desvantagem é que, para salvá-la em alta qualidade, é necessário ter uma conta no Fotor (não precisa ser necessariamente uma conta Pro). Após configurar tudo, clique em "Download".

O editor permite salvar em jpg e png, em qualidade normal ou alta (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Passo 21. Escolha, então, a pasta em que deseja guardar a foto e clique em "Salvar".

As imagens editadas online poderão ser salvas direto no seu computador (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Qual a melhor editor para quem não pode pagar pelo Photoshop? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo