O Google oferece diversos serviços gratuitos para estudar inglês no celular. Os apps e serviços, disponíveis para Android e iPhone (iOS), permitem treinar pronúncias de palavras, entender definições de diferentes termos e traduzir instantaneamente textos e palavras em idiomas específicos. Seja para estudantes ou pessoas com nível avançado no inglês, as ferramentas podem ajudar treinar pronúncia e entendimento de textos pelo smartphone.

As ferramentas de tradução e transcrição de textos em inglês podem ser encontradas em diferentes serviços da empresa, como o Google Lens, Google Assistente, Google Tradutor e no Google app. A seguir, listamos cinco truques para usar os aplicativos do Google para praticar inglês no celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Treinar pronúncia

A busca do Google é uma alternativa interessante para pessoas que desejam treinar a pronúncia de palavras. A pesquisa pode ser utilizada para verificar a pronúncia de qualquer palavra em inglês. Para isso, basta buscar "Como pronunciar (palavra em inglês)", e o resultado mostrará um quadro para ouvir a pronúncia correta.

A ferramenta permite escolher entre as pronúncias americana ou britânica. Além disso, o usuário pode visualizar uma animação que mostra o movimento dos lábios para emitir corretamente o som de cada palavra. Assim, é possível treinar como reproduzir as palavras ouvindo o áudio e observando a animação na tela.

Acessar definição de palavras

O Google Lens, aplicativo de reconhecimento de imagens, é capaz de identificar palavras em textos usando a câmera do celular a partir de um algoritmo avançado. O serviço, então, apresenta significados de palavras em diferentes idiomas, e deixa pesquisar os textos capturados com a busca integrada do Google para encontrar suas definições. Também é possível ouvir textos selecionados e aprender a pronúncia das palavras.

O Google Lens pode capturar textos em documentos físicos com escrita cursiva legível. O recurso também está disponível em smartphones com o Chrome está atualizado.

Tradutor instantâneo do Google Assistente

O Google Assistente conta com um recurso de tradução instantânea de conversas em diversos idiomas. Pensado para comunicação de turistas em viagens, o app também funciona como uma ferramenta de estudos do inglês. Quando o "Modo intérprete" está ativado, o aplicativo capta a conversa pelo microfone do celular e mostra na tela a tradução das falas. A ferramenta ainda oferece sugestões de respostas no idioma reconhecido.

Além do inglês, o assistente virtual consegue identificar conversas em 44 idiomas. Para iniciar o recurso, basta dizer o comando "OK, Google, seja meu tradutor de inglês". O Google Assistente é um aplicativo gratuito disponível para Android e iPhone.

Treinar significado de palavras

O aplicativo do Google para Android e iPhone tem um quiz para treinar o idioma inglês. O recurso Word Coach desafia o usuário a responder traduções específicas de palavras em inglês, e pontua segundo os acertos. O game também apresenta imagens que estão relacionadas aos desafios, o que torna a atividade mais dinâmica.

O usuário pode pular as perguntas cujas respostas não sabe. Nesse momento, o sistema apresenta a resposta correta para que o usuário aprenda aquela questão, sem computar os pontos como um acerto. O mesmo acontece quando a pessoa erra a resposta. O game segue diferentes rodadas que aumentam o grau de dificuldade das palavras.

Transcrição e tradução do Google Tradutor

...

O app Google Tradutor conta com um recurso de transcrição de conversas em diferentes idiomas. Ao ativar o recurso, o sistema do app usa o microfone do celular para identificar a conversa e transcreve-la na tela do celular. É possível usar a ferramenta para transcrever conversas em inglês com pessoas, e áudios emitidos por algum sistema de som ou TV.

Basta selecionar o idioma de entrada e o de saída para que o sistema realize a tradução corretamente. O aplicativo ainda permite alterar o tamanho do texto transcrito na tela para facilitar a leitura. O recurso está disponível para Android e iPhone.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo