Assim como em todos os jogos online, o cenário competitivo e casual de Overwatch conta um vocabulário especial. Algumas frases podem parecer outro idioma se você não estiver acostumado com o jogo. Mas não se deixe abater, pois isso acontece até mesmo com os mais experientes.

Overwatch é um jogo online que exige muita comunicação, coordenação e trabalho em equipe. As partidas são montadas com duas equipes adversárias e cada uma delas possui seis heróis. Esses heróis devem conquistar um tipo de objetivo, que será definido pelo mapa jogado.

Para desvendar um pouco mais desse mundo incrível criado pela Blizzard Entertainment e pelos seus jogadores, confira este glossário:

2-2-2: Um dos tipos de composição de equipe mais comuns atualmente em Overwatch. Ela conta com dois DPS, dois tanques e dois suportes. A composição pode variar de acordo com a preferência e necessidade dos jogadores na partida.

Abate: Quando um jogador adversário é eliminado.

Account boosting: Quando um jogador é pago para subir a conta de outro jogador na classificação de habilidade. A atividade também é conhecida como elojob.

Aniquilação de equipe: Quando toda a equipe adversária é eliminada.

Backline: Heróis que ficam na linha de retaguarda em uma batalha, que não enfrentam o inimigo cara a cara e que não entram em combate corpo a corpo. Em Overwatch, esses personagens podem ser suportes, que precisam se distanciar da batalha para poder curar seus aliados, e alguns heróis de defesa, que conseguem causar dano à distância.

Bait: Enganar o adversário, realizar uma ação para que ele caia na sua estratégia e você possa eliminá-lo, tirá-lo de posição, abrir espaço para o time ou para lançar uma habilidade suprema ou até mesmo forçá-lo a gastar a sua suprema sem que obtenha nenhum valor. Vem do inglês, que significa isca.

Buff: Quando as habilidades de um personagem são alteradas e ficam mais fortes.

Burst damage: Quantidade de dano muito alta causada em curto tempo.

C4: Maneira de dizer que alguém joga mal, que um jogador é uma "bomba" para a equipe, que afunda o time.

C9: Quando a partida entra na prorrogação e os membros da equipe que precisa concluir o objetivo estão vivos, mas, por algum motivo, saem da carga ou do ponto de captura. O termo surgiu como meme após a equipe Cloud9 perder uma partida profissional dessa maneira.

No vídeo abaixo, todos os integrantes da equipe vermelha saíram de perto da carga, culminando na derrota do time.

Call: Ordens ou orientações dadas pelos jogadores para comunicar algo importante, delatar posições, pedir ajuda ou coordenar ataques.

Combar: Combinar habilidade supremas de dois personagens ou mais. O combo aumenta as chances de ganhar um confronto e/ou conquistar um objetivo.

Competitivo: Modo de jogo em que os jogadores são pareados de acordo com o seu nível de habilidade. É possível cair ou subir de Classificação com base no desempenho do jogador. Em ordem crescente, as classificações de Overwatch são: Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre, Grão Mestre, Top 500. Esse modo também é conhecido como ranked.

Cooldown (CD): Tempo de espera para utilizar uma habilidade novamente.

Counter: Personagens que são mais eficazes contra outros devido ao seu kit de habilidades.

Crowd control (CC): Significa controle de multidão. São habilidades que retiram o adversário de um local ou de um confronto e interrompem o movimento de um inimigo, o uso de uma arma ou de uma habilidade. Como alguns exemplos, podemos citar o dardo sonífero da Ana, a Armadilha de aço de Junkrat, o Clarão de McCree, a habilidade suprema de Roadhog e Zarya, etc.

Curandeiro: Também chamados de healers, os curandei

... ros são heróis da classe suporte que possuem com capacidade de cura.

Moira, uma das personagens suporte com capacidade de cura de Overwatch (Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Defensivo: Uma das classes de heróis de Overwatch. Personagens defensivos têm o objetivo de proteger aliados e determinadas áreas, geralmente possuem armas de longa distância e causam alta quantidade de dano. São eles: Bastion, Hanzo, Junkrat, Mei, Torbjörn, Widowmaker.

Dive: Em tradução direta, significa mergulho. É um tipo de composição que tem como objetivo desestruturar a equipe adversária com ataques rápidos e coordenados. Os primeiros alvos geralmente são personagens com baixa mobilidade e pouca vida.

DPS: Abreviação de "damage per second", ou seja, dano por segundo. Em Overwatch, são os personagens ofensivos cuja principal função é causar dano e abater adversários.

Engage: Iniciar confronto.

Feedar: Morrer muitas vezes ou tomar muito dano em momento inoportuno, ajudando o inimigo a conseguir sua habilidade suprema mais rapidamente. O termo também é usado no caso específico de Zarya, uma personagem tanque que utiliza uma bolha para se proteger e que, quanto mais dano recebe durante a ativação da bolha, mais dano causa com a sua arma.

Vem da palavra "feed" em inglês, que significa alimentar.

Flanker: Heróis que atacam pelos lados ou pelas costas e podem surpreender os adversários. Geralmente possuem alta mobilidade, como Tracer e Genji.

Flex: Jogadores capazes de jogar com mais de uma classe de heróis sem perder o nível de desempenho em jogo.

FPS: Abreviação de "first person shooter", ou seja, tiro em primeira pessoa.

Gamesense: Entendimento do jogo, capacidade de prever ações, conhecimento de posicionamento e composições.

Habilidade: Característica exclusiva de um personagem, algo que apenas ele pode desempenhar.

Habilidade suprema: Também chamada de ULT, a suprema é uma habilidade adquirida com o tempo e é conquistada de acordo com a quantidade de dano causado ou recebido, dependendo da categoria do herói. São habilidades extremamente fortes e podem determinar o resultado de um confronto.

Habilidade suprema do herói ofensivo Genji (Foto: Divulgação/Blizzard)

Heróis: Personagens do jogo. São divididos em quatro classes: Ofensivo, Defensivo, Tanque e Suporte.

High ground: Ponto mais elevado em relação ao solo. É de grande importância para o posicionamento de alguns personagens (geralmente ofensivos ou defensivos), tanto para atacar quanto para se proteger.

Hitbox: Área de acerto, ou seja, área em que o personagem recebe dano.

Hitscan: Personagens que causam dano instantaneamente. O projétil não faz um percurso, ele acerta o alvo assim que sai da arma.

Kit de habilidade: Todas as habilidades de um herói.

Lore: História do jogo. É possível conferir as histórias de Overwatch em curtas animados e em HQs lançadas pela Blizzard Entertainment. Os desenvolvedores também soltam pistas sobre a história no fórum do jogo.

LOS: Abreviação de "line of sight", ou seja, campo de visão. Personagens curandeiros, por exemplo, só conseguem curar seus aliados se eles estiverem visíveis.

Main: Possui vários significados. Pode ser a classe de personagem ou personagem mais jogado por um jogador. Por exemplo, o jogador João Pedro "Hydration" Goes Telles é main DPS. O termo também pode se referir à conta principal do jogador.

Main tanque: Personagem tanque cuja principal função é proteger os aliados. Não possuem muita mobilidade, nem poder de causar alto dano. Reinhardt e Orisa são considerados main tanks.

Mapas de ataque: Também chamados de 2 CP (dois pontos de captura), são mapas cujo objetivo é capturar o ponto A e o ponto B. Uma equipe ataca e outra defende e depois os lados são trocados.

Mapas de controle: Mapas cujo objetivo é disputar um ponto e captura-lo até 100%.

Mapas de escolta: Mapas cujo objetivo é escoltar a carga até o ponto final. Uma equipe ataca e outra defende e depois os lados são trocados.

Mapas híbrido: Mapas cujo objetivo é capturar o ponto A e escoltar a carga até o ponto final. Uma equipe ataca e outra defende e depois os lados são trocados.

Mecha: Robô gigante controlado pela personagem D.va. Pode causar dano a curto alcance, atropelar inimigos e proteger aliados com a Matriz de defesa.

Melee: Ataque corpo a corpo, à curta distância.

Meta/metagame: São táticas, estratégias, composições e personagens considerados mais eficazes em um determinado momento do jogo. O metagame pode variar com a atualização (buffs e nerfs) de personagens.

MMR: Abreviação de Match Making Rating. É uma forma de avaliação que não depende da pontuação do jogador (SR). O MMR influencia o pareamento das equipes. Leva em conta o número de vitórias e derrotas e o seu desempenho em partidas. Em Overwatch, não é possível saber qual é o seu MMR.

Nerf: Quando as habilidades de um personagem são alteradas e ficam mais fracas.

Ofensivo: Classe de personagens cujo objetivo é causar dano, surpreender os adversários e pressionar na conquista do objetivo. Em Overwatch, são eles Genji, McCree, Pharah, Reaper, Soldier 76, Sombra, Tracer, Doomfist.

McCree e Reaper (Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Off-tanque: Subcategoria de tanques criada pelos jogadores. São considerados off-tanques os tanques que conseguem causar uma boa quantidade de dano e que oferecem uma proteção mais limitada para a equipe. Alguns off-tanques de Overwatch são D.va, Zarya e Roadhog.

Ômnicos: Robôs autoconscientes. São partes da lore do jogo.

One Trick: Jogador que joga apenas com um personagem.

OP: Abreviação de "overpowered", que significa muito forte.

OWL: Abreviação de Overwatch League.

Patch: Atualizações do jogo. Pode conter novos mapas, heróis, atualizações e conserto de bugs. Se o patch trouxer mudanças importantes, ele pode (re)definir o meta.

Payload: Carga.

Personagem híbrido: Herói que é uma mistura de duas classes. Por exemplo, Brigitte Lindholm, classificada como suporte, mas que possui habilidades de tanque.

Pick-off: Matar ou ser morto fora de posição. São importantes, pois podem iniciar um confronto entre as equipes devido à desvantagem numérica do time que sofreu o pick-off.

Prorrogação: Também chamada de Overtime (OT), a prorrogação é um tempo extra concedido se algum membro da equipe de ataque tocar ou estiver no objetivo quando o tempo da partida tiver se esgotado. A prorrogação é encerrada assim que os personagens concluírem ou saírem de perto do objetivo.

Rank: Classificação de habilidade de um jogador. O jogador só adquire um rank ao jogar no modo competitivo.

Ranked (ranqueada): Modo competitivo.

Role: Classificação/função de um personagem (Ofensivo, Defesa, Suporte, Tank).

Shot-caller: Jogador encarregado de passar ordens ou informações à equipe. Atua como um capitão.

Skill play: Jogada que requer muita habilidade.

Smurf: Conta secundária, geralmente criada para treinar outros personagens sem prejudicar a classificação da conta principal ou para subir de elo mais rapidamente.

Sniper: Franco atiradores e personagens com armas de longo alcance. Em Overwatch, são eles Ana, Widowmaker e Hanzo.

Capa da Comic Legado com a personagem Ana (Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Snowball: Capturar dois objetivos, um em seguida do outro. Pode ser considerado um efeito dominó, pois após perder o primeiro ponto rapidamente, a equipe não consegue estruturar a sua defesa para proteger o segundo ponto.

Solo ult: Utilizar a habilidade suprema para matar ou salvar apenas um personagem.

Spawn: Local em que o personagem nasce no início da partida e renasce após 6 segundos depois de ser abatido por um adversário.

Splash damage: Dano causado indiretamente por um projétil. Não é necessário atingir o adversário diretamente, o projétil pode cair próximo do inimigo para causar dano. Os personagens que causam esse tipo de dano são Pharah e Junkrat.

Squishy: Personagens com pouca vida.

SR: Abreviação de "skill rating", ou seja, classificação de habilidade. É a pontuação que definirá a sua Classificação no jogo competitivo.

Suporte: Classe de personagens capazes de curar e/ou aumentar o poder de combate de seus inimigos. São eles Ana, Lúcio, Mercy, Moira, Symmetra, Zenyatta, Brigitte.

Tanque: Também chamados de tanks, essa é uma classe de personagens especializados em proteger e cobrir seus aliados. Os tanques tiram o foco dos aliados e ocupam a linha de frente da batalha. Ou seja, para que os inimigos possam avançar no campo de batalha, eles, teoricamente, devem lutar com os tanques primeiro. Esses personagens possuem muita vida e habilidades de defesa, como barreiras, escudos e matrizes de defesa. São eles D.va, Orisa, Reinhardt, Roadhog, Winston, Zarya.

Teamfight (TF): Confronto entre as equipes, geralmente com todos os membros envolvidos.

Tiltar: Irritar-se com o jogo.

Tryhard: Dedicar-se muito para vencer uma partida.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo