O Android 8 Oreo alterou a maneira com que o sistema lida com apps em formato APK. Agora é possível limitar exatamente quais apps podem baixar esses arquivos e instalar. Antes, o usuário precisava ativar a opção "Fontes desconhecidas", que liberava a entrada de APK por qualquer app. A mudança visa proteger o Android ao impedir que hackers explorem celulares por meio da função.

Veja, no tutorial a seguir, como controlar a instalação de aplicativos de fora do Google Play e aumentar a segurança no smartphone. Os passos são realizados usando um Galaxy S8, mas podem ser reproduzidos de maneira similar em outros celulares atualizados para a nova versão.

Android 8 Oreo traz nova forma para instalar APK (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações e selecione a opção "Aplicativos". Você verá a lista de apps instalados no seu celular. Em seguida, abra o menu no canto superior direito.

... 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">

Acesse o menu da lista de apps instalados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecione a opção “Acesso especial” ou “Avançado” para ver uma seleção de permissões especiais do Android. Role a lista até “Instalar apps desconhecidos”.

Acesse o menu de permissão para instalar apps desconhecidos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Você terá acesso à lista de apps que podem baixar e instalar apps em formato APK no celular. A recomendação é deixar a maioria desativada, incluindo navegadores e apps de e-mail e mensagens, caso não seja necessário. Acesse o que estiver ativado e desligue a chave na parte superior.

Remova a permissão dos apps da lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione apenas o app que será utilizado para permissão de instalar APK no celular, como o gerenciador nativo de arquivos do celular. A partir daí, apenas o aplicativo selecionado poderá instalar APK, impedindo a ação de hackers em sites infectados ou via mensagens maliciosas.

Conceda permissão apenas a um aplicativo nativo confiável (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Android Oreo: chega para quais celulares? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo