A terceira fase da Overwatch League começou nesta semana, trazendo muitas novidades para o cenário do FPS da Blizzard Entertainment. Nesta fase, novos jogadores contratados, equipes com novas formações, um novo metagame, mapas diferentes e um novo sistema de classificação para os playoffs de fase são os grandes destaques da mais recente etapa da principal liga do jogo.

Mudança nas finais de fase

A Blizzard anunciou, na última segunda-feira (02), uma mudança nos playoffs de fase. Agora, as quatro melhores equipes da fase se classificam para a etapa final. Sendo assim, o campeonato terá uma partida a mais no domingo da final de fase, ou seja, em vez de apenas dois confrontos finais, três partidas decidirão o dia.

Isso significa que a equipe com a melhor colocação da fase terá que disputar mais um confronto. No entanto, ela poderá escolher o seu adversário da primeira rodada.

Para exemplificar, suponha que a New York Excelsior esteja em primeiro lugar na terceira fase, seguida pelas equipes London Spitfire, Philadelphia Fusion e Seoul Dynasty. Pela sua colocação, a NYXL escolhe contra quem quer jogar e, nesse caso, por exemplo, opta por um confronto contra a London Spitfire.

Assim, o primeiro confronto será entre NYXL e London Spitfire e o segundo confronto será entre Philadelphia Fusion e Seoul Dynasty. Os vencedores dessas partidas disputam o primeiro e o segundo lugar da terceira fase.

Mapa Blizzard World (Foto: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Novo patch e mapas diferentes

Em casos de mudanças que podem afetar o metagame, a Overwatch League não utiliza em seus jogos o patch mais recente disponível para os jogadores

... casuais. A empresa tomou essa decisão para que os profissionais tenham tempo de se acostumar com as mudanças e traçar estratégias antes de trazê-las para o jogo. Essa tática não será diferente para a terceira fase da liga, na qual não teremos Brigitte Lindholm, a mais nova suporte lançada pela Blizzard.

No patch atual da OWL veremos o novo mapa, Blizzard World, e o buff recebido pelos personagens Sombra, Mei e Doomfist. A aposta é que Sombra estará muito mais presente no meta e, desse modo, poderemos ver suas habilidades sendo utilizadas em nível profissional.

Os mapas presentes nesta fase já foram definidos e estão disponíveis na página da Overwatch League. Serão eles:

• 1º mapa (ataque): Templo de Anúbis, Indústrias Volskaya

• 2º mapa (híbrido): Numbani, Blizzard World

• 3º mapa (controle): Ilios, Nepal

• 4º mapa (escolta): Junkertown, Rota 66

Novos elencos

Talvez uma das novidades mais esperadas da terceira fase seja a estreia da primeira jogadora mulher da história da liga, Kim "Geguri" Se-yeon. Geguri jogará como tanque para a Shanghai Dragons e chega sob grande pressão para ajudar a melhorar o desempenho da equipe que, atualmente, conta com zero vitórias no quadro geral.

Chegada de Geguri nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Twitter da Shanghai Dragons)

Além da jogadora sul-coreana, a equipe também contratou novos reforços, como o tanque Lee "Fearless" Eui-seok, o suporte He "Sky" Junjian, o DPS Gi-hyeon "Ado" Chon, o suporte Yan "creed" Xiao, que atuará como coach auxiliar, e o coach Wang "RUI" Xingrui. A equipe recentemente anunciou a liberação do jogador DPS Fang "Undead" Chao e a saída do coach Chen "U4" Conghan.

A L.A Valiant é outro time que apresenta algumas mudanças interessantes na sua escalação. O jogador flex Kang-Jae "Envy" Lee teve seu contrato com a equipe encerrado, uma decisão tomada por mútuo acordo. Já o DPS Christopher "GrimReality" Schaefer não atuará mais como jogador da equipe e passará a exercer a função de coach auxiliar. Além disso, também veremos a adição de Warsi Faraaz "Stoop" Waris à equipe técnica do time.

O DPS Jun-hyeok "Bunny" Chae foi adquirido pela organização e, desse modo, sai da Seoul Dynasty. O suporte Scott "Custa" Kennedy deixa a Dallas para integrar a equipe da Valiant e, em troca, Benjamin "Unkoe" Chevasson se junta à equipe da Dallas Fuel.

L.A Valiant dá as boas-vindas ao suporte Custa (Foto: Reprodução/OverwatchLeague)

Nesta fase, também veremos Min-seok "OGE" Son, uma aquisição da Dallas Fuel para integrar a equipe na fase anterior. O então recém-contratado jogador havia sido suspenso da liga por quatro semanas por má conduta e, por isso, não pode atuar nas partidas da segunda fase. A suspensão termina no início da nova etapa e o tanque poderá participar dos jogos após 11 de abril e atuará como o "capitão" em jogo, sendo o responsável por passar as calls para o time.

A Houston Outlaws também traz uma adição para a equipe com o DPS Won-hyeop "ArHaN" Jeong. No entanto, o jogador deve aparecer apenas no fim da terceira fase devido aos processos para obter o visto dos Estados Unidos.

A equipe da L.A Gladiators não ficou de fora e contratou o tanque Jun-woo "Void" Kang e adquiriu, de última hora, o DPS Ted "silkthread" Wang que sai da L.A Valiant para compor a equipe.

O DPS Jung-woo "Sayaplayer" Ha, uma contratação da fase anterior, chegou recentemente em solo americano para integrar a equipe da Florida Mayhem nesta etapa. Espera-se que o mesmo aconteça com o tanque Sung-Hoon "aWesomeGuy" Kim, cuja previsão era de estar presente para esta fase.

Para compor a San Francisco Shock, o DPS Min-Ho "Architect" Park também chegou recentemente aos Estados Unidos. Além dele, poderemos ver um pouco mais do DPS Jay "sinatraa" Won, que recebeu um dos maiores contratos da liga até agora. O jogador estreou logo no fim da segunda fase e teve um desempenho bastante sólido, embora não tenha sido suficiente para garantir uma vitória para a sua equipe.

Susie "lilsusie" Kim se junta à London Spitfire como gerente geral. O jogador tanque Jang-Hyeon "t1zi" Park também deve aparecer para compor a equipe em meados da terceira fase.

Quanto à New York Excelsior, a equipe adiciona ao seu elenco o suporte Tae-sung "ANAMO" Jung e o coach auxiliar Se-chul "zet" Son.

Vitória da NYXL na segunda fase da Overwatch League (Foto: Divulgação/OverwatchLeague)

Desempenho geral

As grandes vencedoras da primeira fase da OWL foram as equipes London Spitfire, New York Excelsior e Houston Outlaws, respectivamente. Já na segunda fase, a New York Excelsior ficou em primeiro lugar, seguida pela Philadelphia Fusion e London Spitfire.

No quadro geral da liga, a NYXL mantém o primeiro lugar, com 18 vitórias e 2 derrotas e um saldo de mapa positivo de 46 pontos. Em segundo lugar, a London Spitfire conta com 15 vitórias, 5 derrotas e um saldo de mapa positivo de 35 pontos. A Seoul Dynasty vem logo em terceiro lugar, com 14 vitórias, 6 derrotas e saldo de mapa positivo de 18 pontos.

As equipes Shanghai Dragons (0 vitórias, 20 derrotas, -65 pontos), Florida Mayhem (4 vitórias, 16 derrotas, -35 pontos) e Dallas Fuel (5 vitórias, 15 derrotas, -26) estão entre as piores colocadas da liga.

O que esperar da terceira fase

Com todas essas novas mudanças, tanto no formato quanto nas equipes, a terceira fase da Overwatch League promete ser ainda mais disputada. Os jogadores estão com sede de vitória e farão de tudo para vencer e melhorar a classificação da sua equipe na liga.

Muitos estão ansiosos para saber se a Shanghai Dragons conseguirá sair da difícil posição em que se encontra atualmente e se a Dallas Fuel conseguirá atingir o potencial de todos os seus jogadores, cumprindo a promessa de ser uma das melhores organizações da liga.

O público ainda quer saber se a London Spitfire ultrapassará a New York Excelsior na disputa pelo primeiro lugar, se a Seoul Dynasty e a Philadelphia Fusion continuarão melhorando o seu desempenho, se as aquisições da L.A Valiant valerão a pena e se a Houston Outlaws conseguirá recuperar o excelente desempenho que teve na primeira fase.

Fotos da primeira fase da Overwatch League (Foto: Divulgação/OverwatchLeague)

Não perca!

As partidas da Overwatch League serão transmitidas no site oficial da liga ou no canal da OWL na Twitch.

Fique de olho para saber quem serão os grandes vencedores dos prêmios de US$ 100 mil e US$ 25 mil desta fase.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo