A Cloudflare lançou, no último domingo (1º), o 1.1.1.1 – um DNS gratuito que promete aumentar a velocidade da internet e manter a privacidade do usuário. A empresa promete apagar, num prazo de 24 horas, todos os registros relacionados aos sites visitados pelo usuário, bem como informações pessoais que normalmente são coletadas por serviços similares.

Além disso, testes conduzidos pela empresa mostram que o novo DNS oferece quase o dobro do desempenho do OpenDNS, da Cisco, e do Public DNS, do Google. A seguir, saiba mais sobre o DNS da Cloudflare e aprenda a usá-lo para acelerar a conexão do seu smartphone.

Aprenda a usar o serviço de DNS da Cloudflare no seu celular (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

O que é DNS?

Serviços de DNS são responsáveis por interpretar o endereço digitado na barra de endereços do navegador (ou em qualquer app do celular) e encontrar o servidor correspondente. O DNS transforma, por exemplo, www.globo.com na sequência de números 186.192.90.5, que de fato representa a identidade do site na web. Por padrão, celulares e computadores vêm configurados com DNS oferecido pela empresa provedora de internet. No entanto, essas opções são comumente mais lentas do que as soluções oferecidas por empresas como, Google, Cisco e, agora, pela Cloudflare.

Mudar o DNS para o Public DNS do Google, por exemplo, tende a acelerar a navegação por conta da agilidade maior para encontrar os sites a serem visitados. No entanto, a gigante da internet não se compromete a manter

... o sigilo sobre os dados de usuário que trafegam no serviço. O DNS da Cloudflare defende justamente esta bandeira. Segundo a empresa, todos os logs de usuários são descartados a cada 24 horas e nenhuma informação será comercializada.

Como usar o DNS da Cloudflare no celular

iPhone (iOS)

Passo 1. Acesse os "Ajustes" do iPhone e abra as opções de Wi-Fi. Certifique-se de que o celular está conectado a uma rede sem fio e toque no “i” ao lado do nome.

Acesse as configurações da conexão Wi-Fi ativa no momento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Toque em “Configurar DNS” e selecione a opção “Manual”.

Ative o DNS manual (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em “Adicionar servidor”, inclua os endereços 1.1.1.1 e 1.0.0.1.

Adicione os IPs do DNS da Cloudflare (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Apague outros endereços de servidor DNS adicionados à conexão e salve.

Remova outros IPs de DNS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para 5. Para voltar à configuração anterior e cancelar o uso do DNS da Cloudflare, toque novamente em “Automático”.

Volte à configuração automática quando quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Android

Passo 1. Acesse a cortina de atalhos do celular Android e mantenha o ícone de Wi-Fi pressionado para acessar a lista de redes.

Acesse a lista de redes Wi-Fi no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo2. Certifique-se de que o celular está conectado a uma rede. Mantenha a rede pressionada para abrir um menu de opções. Em seguida, selecione “Modificar rede” ou “Gerenciar configurações de rede”. Na tela seguinte, toque em “Opções avançadas” ou “Mostrar opções avançadas”.

Acesse as configurações avançadas da rede no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Nas definições de IP, mude de “DHCP” (ou “Automático”) para “Estático”. Você verá uma lista de IPs na tela. Nos campos de DNS, insira os endereços 1.1.1.1 e 1.0.0.1. Depois, toque em “Salvar”.

Ative o IP estático e use o DNS da Cloudflare (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Para deixar de usar o DNS da Cloudflare, volte a usar a configuração automática de rede, com DHCP.

Volte a usar DHCP quando quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Por que o Wi-Fi não funciona no celular? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo