O Kindle permite personalizar a fonte e o modo de exibição de página dos e-books, com o objetivo de tornar a leitura mais agradável possível ao usuário. Além de oferecer dez opções distintas de fontes, o leitor digital da Amazon garante ainda alteração do espaçamento entre as linhas, das margens, da orientação (na vertical ou horizontal), bem como do alinhamento (justificado ou não). A seguir, veja como configurar essas opções no seu Kindle para tornar leitura ainda mais prazerosa.

Veja como configurar a fonte e opções de página no Kindle (Foto: Maria Clara Pestre/TechTudo)

Passo 1. Ligue o Kindle e toque sobre o livro cuja fonte e o modo de leitura deseja personalizar. Em seguida, toque por alguns segundos na parte de cima da tela/página, a fim de acessar o menu do e-reader.

... 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">

Toque sobre o livro do Kindle que deseja configurar (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. No menu, toque sobre o ícone “Aa”. Uma caixa com algumas opções será aberta. Na aba “Fonte”, você verá todas as possibilidades disponíveis.

A aba "Fonte" do Kindle conta com algumas opções de configuração (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. Toque sobre o tipo de fonte que deseja utilizar. É possível ver a alteração automaticamente, nas letras ao fundo. Se quiser tornar as letras mais escuras ou claras, toque nos símbolos de “+” ou “-” do item negrito. Você também pode aumentar ou diminuir o tamanho das letras ao tocar em “+” ou “-” do item “Tamanho”. Na imagem abaixo, a página à direita está configurada com a fonte OpenDyslexic, negrito 4 e tamanho 6.

Escolha a fonte de sua preferência no Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Ao tocar sobre a aba “Página”, você terá acesso às diferentes possibilidades de ajuste de leitura. Em “Espaçamento”, é possível selecionar a opção de distância entre as linhas que considerar melhor. Ao tocar sobre cada uma delas, automaticamente, é possível conferir a alteração no texto ao fundo.

O Kindle também permite ajustar algumas configurações de paginação (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 5. Em “Margens”, o usuário consegue alterar a distância do texto das bordas laterais da página.

O Kindle permite alterar a margem do e-book (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 6. Em “Orientação”, há a opção de leitura na vertical, que é a padrão da maioria dos livros digitais.

Orientação de leitura na vertical é a padrão no Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 7. No entanto, o usuário também pode optar pela orientação de leitura na horizontal, como mostra a imagem abaixo.

Mas também é possível ler livros na horizontal no Kindle (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 8. Por fim, é possível ainda escolher se deseja o texto justificado, ou seja, com o alinhamento “perfeito” ou alinhado à esquerda. Ao terminar de selecionar as suas preferências, basta tocar no “X” e continuar a ler o seu livro predileto.

Concluída as edições nas configurações de leitura do Kindle, clique no X (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Como baixar livros para o Kindle? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo