A Microsoft lançou, nesta quinta-feira (15), a primeira grande atualização do teclado SwiftKey para Android desde a aquisição do aplicativo em 2016. O Swiftkey 7.0 ganhou mudanças na interface, eliminando o hub com recursos extras para colocar opções de GIFs, adesivos e mais funções em uma barra de ferramentas acima das teclas. O design da barra lembra o rival Gboard, do Google.

Além disso, há um novo conjunto de stickers editáveis e a possibilidade criar adesivos usando imagens da galeria do celular. A seguir, veja tudo o que mudou e como usar o teclado no smartphone.

Teclado Swiftkey ganha barra de ferramentas para funções extras no Android (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Barra de ferramentas

O hub do SwiftKey foi substituído por uma barra superior que mostra atalhos para os recursos mais importantes do teclado. Toque no botão de “mais”, na lateral, para acessar uma fileira com botões para GIFs, adesivos, configurações, temas, área de transferência e nova opção de coleções.

... 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">

Funções extras do Swiftkey ficam em nova barra de ferramentas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como personalizar adesivos

O SwiftKey 7.0 permite baixar kits de stickers no teclado e incluir legenda antes de enviar no WhatsApp e outros apps. Adesivos modificados podem ser salvos em uma coleção para acesso rápido no futuro. Além disso, você pode usar suas próprias fotos para criar stickers com texto.

Passo 1. Com o teclado aberto em um app que permita editar texto, acesse a barra de ferramentas tocando em "+" e vá até a opção de adesivos. Se ainda não tiver nenhum pacote instalado, selecione uma das opções disponíveis e faça o download.

Baixe um novo pacote de adesivos do Swiftkey (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Escolha um dos adesivos do kit para abrir a tela de edição. Selecione a ferramenta de texto para adicionar uma legenda, e toque na caixa de texto para editar.

Adicione uma caixa de texto sobre o adesivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Digite a legenda desejada e toque em “Concluído” para ver o texto aplicado sobre a imagem. Movimente a caixa para o local desejado e salve o adesivo modificado no botão fixador do menu lateral. Por fim, toque no botão de avião de papel para enviar o sticker na conversa.

Fixe o adesivo para salvar depois de editar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Adesivos editados salvos ficam acessíveis no menu “Coleção” da barra de ferramentas e podem ser usados de novo rapidamente, com um toque.

Acesse adesivos editados na coleção do Swiftkey (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como criar adesivos

Passo 1. Acesse o menu “Coleção” da barra de ferramentas e toque em “Criar adesivo”.

Crie um novo adesivo no Swiftkey (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No primeiro uso será necessário conceder permissão ao Swiftkey para acessar sua galeria de fotos.

Conceda ao Swiftkey acesso à sua galeria de fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Escolha uma imagem e use a ferramenta de texto para criar uma legenda.

Crie uma legenda em uma imagem da galeria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Adesivos criados a partir de fotos da galeria são automaticamente salvos no menu “Coleção” para o uso posterior.

Envie adesivos personalizados e salve automaticamente para usar depois (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como resolver falha no teclado virtual do celular? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo