O Snapseed possui uma função para melhorar retratos salvos na biblioteca do celular. Disponível para iPhone (iOS) e smartphones com Android, essa ferramenta gratuita reúne na função Retrato ferramentas para destacar, suavizar e desfocar fundos em fotografias. As opções de edição são ideais para melhorar selfies e fotos com pequenos problemas de iluminação. Tais recursos, normalmente, são encontrados em apps pagos ou em softwares de edição avançados para PC, como o Adobe Photoshop e o Affinity Photo.

Após as edições, o Snapseed permite salvar a imagem no celular ou compartilhá-las nas redes sociais e mensageiros. Confira, no tutorial a seguir, como melhorar seus retratos no celular de forma simples.

Tutorial mostra como melhorar retratos do celular com o app gratuito Snapseed (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 1. Abra o aplicativo e toque no ícone "+" na parte central da tela. Em seguida, selecione o retrato que deseja melhorar.

... 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">

Ação para importar uma imagem do celular para o app Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Você pode usar um dos filtros do aplicativo. Depois, toque em "Ferramentas" e escolha a opção "Retrato".

Caminho para acessar a função retrato do app Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Use um dos padrões de destaque e toque no ícone de rosto na parte inferior da tela. Em seguida, defina como quer que seu rosto fique na imagem. É possível definir tons pálidos até escuros. Em seguida, pressione o ícone ao lado que representa parâmetros de edição.

Opções para editar retratos no aplicativo Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Escolha um dos parâmetros e deslize para direita ou para a esquerda a barra de regulagem azul na parte superior da tela. Nesse momento, é possível destacar o seu rosto, suavizar a pele e aumentar a claridade dos olhos. Para voltar a seleção de parâmetros, toque no nome da regulagem na parte superior da tela. Quando estiver satisfeito, aperte no ícone retangular na parte inferior da tela.

Opções para suavizar e destacar o rosto em retrato com o app Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Salve as edições tocando no ícone de visto no canto inferior direito da tela. Em seguida, toque novamente na opção "Ferramentas".

Ação para salvar um edição de retrato no app Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Selecione a opção "Efeito foco". Nesse momento, use seus dedos com movimentos de pinça para ampliar ou reduzir a área de foco ao redor de seu rosto. Na parte superior da tela, deslize para esquerda ou para direita para aumentar ou reduzir a intensidade do efeito. Para finalizar a edição, toque no ícone de visto no canto inferior direito da tela.

Função para desfocar fundos no app Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 7. Clique em "Exportar" e escolha se deseja salvar a imagem no celular ou compartilhá-la nas redes sociais ou mensageiros.

Opções para importar uma imagem editada no app Snapseed (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite as dicas e melhores seus retratos para fazer sucesso com amigos nas redes sociais.

Como falar com alguém no WhatsApp sem adicionar aos contatos? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo