As smart TVs QLED de 2018 da Samsung chegam com uma proposta inédita: ser útil mesmo com a tela desligada. Anunciadas nesta quarta-feira (7), em Nova York, nos Estados Unidos, os aparelhos contam com uma espécie de "fundo de descanso" que serve para exibir informações, como hora e condição climática, no display desativado. Outra tecnologia bem-vinda é o One Connect, um cabo transparente que liga a TV à tomada e aos dispositivos externos – o que evitaria um emaranhado de fios pela sala.

Para descobrir detalhes sobre as televisões, o TechTudo ficou frente a frente com a novidade e testou os recursos mais interessantes. Vale lembrar que os modelos Q9F, Q8F, Q7C, Q7F, Q6F de 2018 ainda não têm preço divulgado para o Brasil. O lançamento no mercado brasileiro está previsto para maio e as vendas devem começar em junho.

Foco em funcionalidade e decoração

Não tem como começar a falar de outro recurso que não seja o "Modo Ambiente". Principal destaque da linha, a tecnologia lembra as obras de arte da The Frame, que também aparecem na tela da TV desligada. Assim como ela, os novos aparelhos permitem adicionar imagens que devem servir como plano de fundo – é possível selecionar uma ou várias fotos combinadas. Apesar disso, a Samsung explica que as semelhanças entre as duas param por aí.

Samsung QLED 2018 chega com promessa de mais contraste (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Ao contrário da The Frame, que é focad

... a em arte, a essência das QLED 2018 é ser funcional em qualquer situação. Quando desligado, o display exibe informações úteis, como calendário, condições climáticas e notícias (funcionalidade ainda não confirmada para o Brasil).

O consumidor pode personalizar o conteúdo que aparece no display de acordo com a sua necessidade. O recurso aparenta ser realmente útil no dia a dia, especialmente para quem gosta de olhar como está o trânsito e o clima antes de sair de casa, por exemplo.

Smart TVs Samsund QLED 2018 chegam com modo ambiente (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O aparelho também conta com uma tecnologia de "camuflagem" que simula a textura da parede para reproduzir o visual diretamente na tela. Funciona da seguinte forma: o usuário tira uma foto do local onde a TV vai ficar e envia para o app. Por meio do aplicativo, o televisor "copia" o estilo do lugar e usa como papel de parede. Seu objetivo é deixar a televisão mais harmoniosa no ambiente para não interferir na decoração da casa.

Durante a exibição, a TV "imitou" uma parede de tijolos com incríveis semelhanças. A função deve ser interessante principalmente para consumidores preocupados com o design de interiores, de móveis e de eletrônicos.

No entanto, não é certo que a funcionalidade seja tão útil a ponto de justificar o gasto a mais na conta de luz. Falando nisso, a Samsung afirma que o consumo de energia do recurso é baixo, como se fosse um decodificador de TV a cabo.

TVs Samsung QLED de 2018 são capazes de reproduzir o ambiente (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Outro destaque que deve agradar aos entusiastas de arquitetura é o One Connect, um cabo transparente de até 15 metros que transmite dados e conecta a TV à energia. A televisão e os dispositivos externos ficam conectados ao "hub" da Samsung por meio do fio "invisível".

Dessa forma, é possível evitar o emaranhado de cabos expostos na parede ou no meio da sala. Nos testes, o One Connect foi uma surpresa muito positiva por realmente facilitar a conexão de fios e "desaparecer" na superfície do chão ou da parede.

Contraste de imagem e Bixby

Em relação às mudanças entre a linha QLED de 2017 e de 2018, a Samsung afirma que a maior evolução está no contraste das imagens. De acordo com a fabricante, as cores estão com maior definição, com níveis de preto mais profundos e brancos ainda mais claros.

Smart TVs QLED de 2018 da Samsung chegam com One Connect para cabos invisíveis (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Outra novidade está na compatibilidade com a assistente virtual Bixby, que antes estava presente nos smartphones da marca, como Galaxy S8 e Note 8. Agora, nos televisores da fabricante, é possível usar comandos de voz para aumentar o volume, trocar de canal e perguntar sobre o tempo, por exemplo.

Além disso, o usuário pode pedir para acessar imagens e dados do celular por meio do Samsung Cloud. É importante ressaltar que ainda não há confirmação sobre as funções disponíveis da Bixby para o Brasil.

A Samsung passou por maus bocados durante a demonstração da Bixby no evento. Ao pedir para a assistente ligar o aspirador de pó, a smart TV não entendeu os comandos. O recurso só funcionou após a terceira tentativa. Apesar disso, vale lembrar que os produtos expostos em conferências costumam estar em período de testes e não devem ser a versão final que chega às lojas.

*A jornalista viajou a Nova York a convite da Samsung

Qual é a melhor TV 4K? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo