Secret of Mana HD Remaster é o remake do clássico RPG de ação lançado para o SNES em 1993. Além de gráficos repaginados e trilha sonora atualizada, o título da Square Enix disponível para PS4 e PC (via Steam) traz pequenas mudanças ao gameplay. Confira dicas para jogar:

À moda antiga: salve o jogo com frequência

Por se tratar de um RPG clássico, apenas com mudanças estéticas e pequenos ajustes, Secret of Mana possui um sistema de salvamento à moda antiga - inclusive com limite de três espaços para cada arquivo.

Secret of Mana: veja dicas para jogar o remake do clássico RPG (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Isso significa que você precisa salvar o jogo em pontos específicos do mapa e com frequência para manter o progresso armazenado. É possível guardar os dados em pontos-chave da história ou em hotéis, ao dialogar com os NPCs da recepção.

Utilize atalhos

Apesar de ter sido recriado na parte gráfica, o remake 3D deixa a desejar na interface, com menus confusos e diversas abas que ficaram presas ao passado. A partir delas, é possível criar atalhos no controle ou teclado para acessar itens de extrema importância.

Você pode, por exemplo, mapear armas reservas em certos botões do joystick, bem como registrar objetos de cura nos gatilhos do DualShock 4. Manter objetos importantes ao alcance dos dedos é uma boa estratégia para manter o protagonista Randi vivo.

... "progressive-img">

Secret of Mana: utilize atalhos e deixe itens essenciais mapeados no controle (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Estude o posicionamento inimigo

Diferentemente de sua versão clássica, o combate foi modernizado e permite desferir ataques de vários ângulos, a partir de qualquer posição do personagem. Com isso, os inimigos também têm mais liberdade para atacar.

Fique atento à movimentação das criaturas, especialmente durante batalhas contra chefes. Saiba o momento certo de atacar e consuma Candy e Medical Herb quando estiver com a barra de vida em situação crítica.

Aprimore as armas

Lembre-se de visitar com frequência o ferreiro em Dwarf Village, na região de Gaia's Navel, para melhorar os seus equipamentos a partir de orbs. O NPC é capaz de fortalecer arcos, espadas, machados e lanças em troca de dinheiro.

Secret of Mana: aprimore as armas no ferreiro (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Se você se sentir estagnado na aventura (ou seja, mais fraco do que os inimigos), talvez seja a hora de voltar ao vilarejo dos anões para elevar os atributos de seus equipamentos atuais. O atalho da cachoeira que leva ao ferreiro ficará disponível ao vencer o chefe de Gaia’s Navel.

Invista em novos equipamentos

Como em qualquer RPG old-school que se preze, Secret of Mana traz um amplo sistema de armas e itens. Em geral, novos equipamentos são vendidos nas lojas das cidades, portanto tente visitá-las sempre que possível.

Procure não se desfazer de armas e itens antigos. Isso porque alguns personagens companheiros poderão usá-los em momentos avançados da jornada - e você também pode querer utilizá-los novamente no protagonista.

Secret of Mana: adquira novos equipamentos nos vendedores das cidades (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Exploração é tudo

Não há um indicador no mapa mostrando o próximo destino do herói. Por isso, o melhor a fazer ao receber uma nova missão é explorar a área de forma minuciosa. Procure ler placas de direção e conversar com os personagens das cidades para obter informações valiosas. Caso você se sinta perdido, volte ao último ponto de encontro com o NPC e solicite mais informações.

Companheiros são essenciais

À medida que você progride na jornada de Randi, o time de amigos do herói também aumenta. Os companheiros ajudam muito nos combates e podem ser personalizados assim como o personagem principal. Saiba que itens de cura e batalha podem - e devem - ser usados nos parceiros em momentos críticos dos confrontos.

Quais os melhores MMORPGs para navegador? Opine no Fórum TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo