O Doodle do Google homenageia, nesta terça-feira (06), o escritor Gabriel García Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura e um dos mais importantes ficcionistas da América Latina. O colombiano completaria 91 anos nesta data se estivesse vivo. Márquez faleceu no dia 17 de abril de 2014, na Cidade do México, após ser internado com pneumonia enquanto tratava um câncer no sistema linfático.

A arte do Doodle foi idealizada pelo artista Matthew Cruickshank e representa a aldeia de Macondo, criada pelo autor e popularizada no romance Cem Anos de Solidão, publicado em 1967. Repleto de elementos fantásticos, o livro narra a história da família Buendía e é considerado por muitos a obra mais célebre de seu criador.

... AABCBRoCcKlDhos7ekAAcKnTzC6wOhwChS8gQDE7eGyaQ0rZLdGjTs3Kh0KFDD0DBgjRQpBCCA6tJjZxdytTbBgdRlhpUMHPek2hehCpkMfNizW0YIwYsTOdTlRjOB0ENandTJO7AHhJYYOH7qY7rHUpcOehRBOjeigcEQwA5tmFIvAgtghCAxP7YEFYQ+nOHFgURwBAwOtEYaKFRswAZIyZUIvdcmjpywEGJuWhMiC4QqEH8VmFJWh7NORCkE6POnwJUieba42ZWjXjm3GgQV/htiEt0GQkz1kdHkyAgLG4y/RdGjqE4Il5AEBADs=" alt="Gabriel García Marquez é homenageado pelo Google (Foto: Matthew Cruickshank/Google)" title="Gabriel García Marquez é homenageado pelo Google (Foto: Matthew Cruickshank/Google)">

Gabriel García Marquez é homenageado pelo Google (Foto: Matthew Cruickshank/Google)

García Márquez nasceu em Aracataca, na Colômbia, em 1927. Foi traduzido para mais de 35 idiomas e é considerado um dos mais importantes escritores de língua espanhola de todos os tempos.

Suas narrativas retratam os problemas sociais da América Latina misturados a elementos de fantasia. Por isso, ele ficou conhecido como um dos precursores e principais expoentes do chamado Realismo Mágico, movimento literário que introduz acontecimentos fantásticos ou absurdos em cenas realistas de maneira corriqueira.

García Márquez é um dos mais importantes autores de língua espanhola (Foto: Reprodução/Facebook (Gabriel García Márquez))

O ficcionista alcançou tanta relevância que foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1982 por seus contos e romances que trazem "um mundo de imaginação ricamente composto", capazes de refletir "a vida e os conflitos de um continente". Além de Cem Anos, o colombiano também é famoso por títulos como O Amor nos Tempos do Cólera (1985), Crônica de uma Morte Anunciada (1981) e Memóra de Minhas Putas Tristes (2004).

Qual é o melhor doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo