O Samsung Max é um aplicativo de economia de dados da Samsung que também oferece VPN gratuita para proteger a navegação. O programa cria uma camada extra de segurança, o que é útil para evitar vazamento de dados em conexões desprotegidas, como redes Wi-Fi abertas em locais públicos.

Além de oferecer rede virtual privada grátis, o app rastreia a conexão de todos os programas instalados no celular e monitora se alguma informação indevida está sendo transmitida para servidores externos. Dessa maneira, a ferramenta se torna importante para saber se há ameaças dentro do próprio smartphone. O aplicativo é compatível apenas com celulares da fabricante Samsung. No tutorial a seguir, veja como configurar e usar a VPN do Samsung Max.

Galaxy S8 é um dos celulares compatíveis com o Samsung Max (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Samsung Max no celular e use-o sempre ao conectar o celular a uma rede Wi-Fi pública. Ao abrir o app pela primeira vez, concorde com os termos de uso antes de iniciar.

... 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">

Inicie o Samsung Max ao conectar-se a uma rede Wi-Fi pública (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Autorize a criação da rede segura tocando em “Ok” e aguarde o estabelecimento da conexão. Na tela seguinte, vire a chave ao lado de “Proteção de privacidade” para ativar o monitoramento de apps do aparelho.

Ative a VPN e habilite o monitoramento avançado do aplicativo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O Samsung Max requer acesso às informações detalhadas de comportamento dos aplicativos instalados. Para isso, você precisará conceder permissão. Toque em “Ativar o acesso aos dados de uso” e busque o Samsung Max na lista.

Ative o acesso aos dados de uso pelo Samsung Max (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Vire a chave para permitir acesso do Samsung Max ao monitoramento de apps no seu celular.

Conceda permissão ao Samsung Max para acessar os dados de uso (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Toque no ícone de escudo na barra inferior para ver um resumo do monitoramento de apps do celular. Vá em “Buscar” para abrir o relatório completo e ver quantas requisições cada app faz no smartphone. Essa tela mostra quando um app ou jogo faz conexões demasiadas à rede e tende a ser um vilão de consumo e vazamento de dados do telefone.

Samsung Max exibe um resumo de atividade de todos os apps instalados no aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Ao desconectar do Wi-Fi público, acesse o menu lateral do aplicativo e desconecte a VPN.

Desconecte a VPN do Samsung Max quando sair do Wi-Fi público (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo