A Oppo é mais uma a seguir a tendência do iPhone X. O R15, novo aparelho da marca, também vai trazer o polêmico "topete" do supercelular da Apple. A fabricante chinesa divulgou, nesta sexta-feira (2), uma imagem do dispositivo que mostra o display cobrindo quase toda a parte frontal e um entalhe que envolve a câmera para selfies. O mesmo design também deve vir no R15 Plus, a versão com tela maior.

O design que estreou no iPhone X foi bastante criticado quando o aparelho foi lançado em setembro do ano passado. Mesmo assim, algumas marcas que rodam Android resolveram seguir a tendência, como a Asus e o novo Zenfone 5, anunciado durante a MWC 2018.

Design notch marca presença em lançamento da Oppo (Foto: Divulgação/Oppo)

No caso da Apple, o "topete" foi uma solução encontrada pela empresa para inserir no iPhone X os sensores responsáveis pelo funcionamento do Face ID – tipo de biometria que faz o escaneamento do rosto do usuário – em uma tela que cobre toda a parte frontal do aparelho. Em paralelo, foram adicionadas funções ao iOS para as "orelhas" que ficam de sobra – que podem abrir as notificações com um deslizar de dedos, por exemplo. Além disso, a partir de abril todos os aplicativos disponíveis da App Store deverão ser compatíveis com o visual do iPhone X.

No universo Android, ainda é uma incógnita como o design vai impactar no uso diário. O Zenfone 5 (2018), por exemplo, permite que as sobras proporcionadas pelo entalhe fiquem pretas para se ajustar a um conteúdo não adaptado – como um vídeo no formato tradicional.

O design do Oppo R15 é um sinal importante de que novos smartphones poderão adotar o "topete" no display. Isso porque a fabricante tem um peso considerável n

... o mercado, com modelos na lista de mais vendidos na China e com o Oppo A57 entre os mais vendidos do mundo. Há a expectativa de que o Oneplus 6 também traga o entalhe, visto que a empresa costuma se espelhar no design dos aparelhos da linha R.

Em relação ao R15 ainda não se sabe muitos detalhes sobre as configurações. É aguardado que o modelo chegue com processador Snapdragon Série 600, memória RAM de 6 GB e tela com resolução Full HD+. O celular deve ser lançado no final de março no mercado internacional. A marca não vende seus smartphones oficialmente no Brasil.

Com informações: Android Headlines e Gizmochina

Qual é o melhor celular top de linha à venda no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo