O Google retirou o opção “ver imagem” da pesquisa por fotos no celular e no computador. Essa configuração aparecia ao expandir alguma figura nos resultados de busca, e redirecionava o usuário para uma página nova em que havia somente a foto em tamanho real, facilitando o download em alta qualidade.

De acordo com o site The Verge, o motivo por trás da mudança é dificultar o uso de imagens com direitos autorais sem permissão. Com a mudança, as pessoas são levadas a visitar a página de origem da foto, onde existem informações completas sobre sua utilização e reprodução - e também anúncios, gerando remuneração para o site.

Google remove botão "Ver imagem" no resultado de pesquisa do site (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

O Google já alerta os usuários de que o conteúdo do site é protegido, exibindo a frase "As imagens podem estar sujeitas a direitos autorais" logo abaixo de todas as fotos pesquisadas. Mas, ainda de acordo com a imprensa americana, a companhia teria sido procurada por fotógrafos e editores que achavam que o buscador facilitava o roubo de fotos. Portanto, a remoção do botão da plataforma seria uma resposta a essas solicitações.

A mudança fará com que o usuário leve mais tempo para achar a foto original, tendo que visitar o site de origem para buscá-la. Ao acessar a página em que a foto está hospedada, o usuário poderá obter informações detalhadas sobre as condições de uso daquela imagem e também visualizará anúncios, ação que geraria receita para o proprietário da imagem.

Um segundo botão também foi removido da pesquisa por imagens: o ícone de “Procurar por ima

... gens”, que aparecia ao abrir uma foto pesquisada. Apesar disso, ainda é possível fazer uma busca reversa por imagens, arrastando a foto diretamente no campo de busca para exibir, então, outras imagens semelhantes.

Tamanho real

Apesar da mudança, ainda é possível visualizar a imagem em tamanho real no navegador sem acessar o site de origem. Após abrir uma foto no resultado de pesquisa, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a miniatura que foi expandida, e depois na na opção “Abrir imagem em uma nova guia”, no Google Chrome, ou em “Ver imagem”, no Firefox. A imagem será carregada no tamanho original e o usuário pode salvá-la.

Mesmo com remoção do botão, ainda é possível visualizar imagens em tamanho real sem entrar no site de origem (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Ainda é possível recuperar minhas fotos do Orkut? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo