A Apple reconheceu que existe um bug no iOS 11 que trava aplicativos de mensagens do iPhone e iPad ao receber uma letra escrita em telugo, um dos idiomais da Índia. O erro foi descoberto esta semana e pode afetar tanto o iMessage quanto apps de terceiros, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. Clientes de email, como o Outlook e o Gmail, também podem apresentar problemas ao receber o texto malicioso.

A empresa prometeu lançar uma correção em breve. A atualização será uma solução emergencial antes do iOS 11.3, atualização que trará o polêmico ajuste de bateria. A versão de testes do sistema já possui a correção.

Caracter indiano trava aplicativos de mensagens (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O erro do iOS faz com que alguns serviços de mensagens travem ou não sejam abertos corretamente. Ao receber o caractere, o aplicativo fica congelado, semelhante ao erro do Facebook Messenger descoberto em janeiro. Ele afeta tanto o aplicativo de mensagens nativo da Apple, o iMessage, quanto o de terceiros. Há relatos de que o Safari e o Mensagens no macOS também apresentem o bug. No entanto, curiosamente, o texto malicioso não causa problemas no Telegram e no Skype.

A atualização de emergência será liberada em breve para celulares e tablets da marca. Com isso, o IOS 11.2.6 será lançado antes da versão 11.3. Esta última, maior, está prevista para o terceiro trimestre.

... v>

Enquanto não há uma correção oficial, há algumas maneiras de fazer com que os aplicativos voltem ao normal. No iMessage, basta pedir para um amigo entrar em contato, acessar o app pela notificação e apagar a mensagem com o caractere indiano. Nos outros serviços, uma alternativa é excluir o texto malicioso pelo computador. Em último caso, será necessário fazer a reinstalação do aplicativo.

Com informações de 9to5Mac, Apple Insider, iDownload e iMore

O iPhone X vale a pena? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo