O PhotoScape X é uma versão mais moderna do PhotoScape, clássico editor de fotos para Windows e macOS. Uma das funções de destaque do programa é o editor de imagens em lote, que permite modificar vários arquivos ao mesmo tempo de acordo com os parâmetros definidos pelo usuário. O rival grátis do Photoshop permite cortar, redimensionar, mudar a cor, aplicar filtros, formas e molduras.

O recurso é útil quando o usuário precisa deixar várias fotos com a mesma aparência ou tamanho e não se importa com alterações automáticas. Para começar a trabalhar, basta mover vários itens com o mouse para o editor em lote. Conheça as sete funções disponíveis na ferramenta.

Editar várias fotos

O editor em lotes do PhotoScape X permite aplicar edições em vários arquivos ao mesmo tempo. Para isso, é preciso antes escolher as imagens que você deseja trabalhar e importar para dentro do editor. Selecione a opção "Lote" no menu superior do programa e arraste várias imagens para dentro da área vazia. Use o explorador de arquivos integrado ao aplicativo ou mova as fotos de uma pasta do computador usando o Explorer (Windows) ou Finder (macOS).

... y"> Mova fotos manualmente de uma pasta para dentro do PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Cortar

Uma vez que as fotos estejam dentro do PhotoScape X, clique na ferramenta de corte e defina valores em pixels nos quatro campos disponíveis para remover áreas das laterais, topo e rodapé de todas ao mesmo tempo. As modificações aparecem na hora e são aplicadas imediatamente uma vez que o usuário clica em “Salvar” na parte inferior da janela. Para retomar as dimensões padrões, basta desligar a chave azul acima.

Corte várias fotos ao mesmo tempo no PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Redimensionar

A ferramenta de redimensionamento permite mudar o tamanho da imagem sem cortar nada. Defina o novo formato alterando a medida lateral, a altura, por proporção ou por aresta. Na última opção, é possível definir exatamente os pixels que a imagem deve ter – se os valores não forem proporcionais, a foto sofre deformação.

Redimensione fotos de sete modos diferentes no PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Modo de cor

O modo de cor permite alterar a coloração das imagens com quatro filtros e um modificador de negativo. É nessa opção, por exemplo, que o usuário pode deixar fotos em preto em branco. Cada clique altera as cores das fotos na hora, mas é possível recuperar a aparência na opção “Cor original”.

Aplique filtros simples, incluindo preto e branco, em várias fotos no PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Filtros simples

Em “Filtro”, o PhotoScape X oferece uma variedade grande de modificadores de cores, sombras, contraste, brilho e outros atributos das imagens. Basta abrir as opções e explorar as modificações com pré-visualização em tempo real. Ao final, um único clique em “Salvar” aplica as melhorias automaticamente em todas as imagens importadas para o editor.

Modifique os atributos visuais de fotos em lote no PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Filtros estilísticos

No menu “Filme”, o programa reúne alguns filtros estilísticos prontos que mudam profundamente o aspecto das fotos. Selecione uma das categorias e explore intensidade e tipo de aplicação na foto. Cada opção pode ser personalizada de várias maneiras. E, como é possível aplicar vários filtros, as combinações são imensas.

Filtros estilísticos mudam várias fotos de uma vez no PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Inserir forma

A ferramenta de inserção de formas permite colocar balões, setas e outros elementos gráficos em várias fotos ao mesmo tempo. Em cada item inserido, o usuário pode selecionar contorno, sombras, cores, tamanho e posição. Cada forma ganha uma janela de propriedades. A vantagem é que, ao final, todas as imagens recebem o mesmo objeto com um clique.

Insira objetos em várias fotos ao mesmo tempo no PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Moldura

A ferramenta de molduras funciona da mesma maneira que no editor tradicional embutido no PhotoScape X. A opção permite escolher três estilos de molduras para as imagens, cada uma com diversas opções de layout para escolher. Há desde as mais simples com linhas discretas que passam pelas bordas das imagens, até outras que mudam a forma do contorno externo.

Aplique molduras nas fotos importadas para o editor em lotes do PhotoScape X (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo