O Google introduziu um novo método para facilitar a verificação em duas etapas. Com nome de “Solicitação do Google”, o sistema envia uma confirmação ao celular do usuário sempre que ele tentar se logar em um dispositivo diferente do usual. O dono da conta precisa apenas tocar no botão “Sim” para fazer o login, o que elimina a necessidade de digitar códigos numéricos ou inserir dispositivos USB, como nos modos antigos.

Google contra WhatsApp: relembre apps criados para desbancar o mensageiro

A nova forma de autenticação, que no exterior foi lançada como “Google Prompt”, está chegando aos smartphones gradativamente nos próximos três dias. Usuários de telefones com Android precisam estar com o Google Play Services atualizado, enquanto os donos de iPhone (iOS) deverão ter a última versão do Google Search instalada no celular. O tutorial a seguir mostra como ativar a Solicitação do Google com o método de verificação em duas etapas.

Passo 1. Para usar o recurso é preciso ter a verificação em duas etapas ativa na sua conta do Google. Caso não tenha, primeiramente siga os passos deste tutorial.

Verificação em duas etapas ativa na sua conta do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Feito isso, abra o link da verificação em duas etapas no seu celular. Digite o código enviado pelo Google via SMS e toque no botão “Concluído”.

Destaque para campo de inserção do cógido enviado via SMS (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Deslize o dedo até chegar na seção “Configurar segunda etapa alternativa” e localize o método “Solicitação do Google”. Toque no link “Adicionar telefone”.

"Solicitação do Google", novo método de verificação em duas etapas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Na tela a seguir, toque em “Primeiros passos”. Você será redirecionado à tela para escolha do dispositivo que confirmará sua identificação. Toque na setinha para selecionar seu smartphone (neste tutorial, um Moto G 2) e toque “Próxima”.

Definição do celular que dará confirmação de identidade (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Na próxima etapa, o Google enviará um exemplo da interface da ferramenta “Solicitação do Google”, toque no botão “Sim”. Ele exibirá uma mensagem confirmando que o método de verificação funcionou e já está ativo no seu smartphone.

Conclusão da configuração do serviço "Solicitaç
... ão do Google" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Para testar o novo método de autenticação em duas etapas, tente se logar na conta do Google em um dispositivo novo. Você receberá imediatamente no seu celular a confirmação da imagem abaixo. Confirme “Sim” para o login ser feito ou “Não”, caso o acesso não esteja sendo feito por você.

Interface de confirmação da "Solicitação do Google" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como tirar uma conta do Google do celular Android? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo