O WhatsApp ? l?der de mercado no Brasil quando nos referimos aos mensageiros. O n?mero de seus usu?rios cresceu ainda mais depois da plataforma ter sido adquirida pelo gigante Facebook, em fevereiro de 2014. Apesar da promessa? feita de n?o ocorrer nenhuma mudan?a para os clientes, o app passou a mostrar quando o usu?rio l? a mensagem. O recurso n?o agradou a todos, e outros mensageiros ganharam mais espa?o. Veja quais s?o os melhores concorrentes do WhatsApp no Brasil:?

Seria poss?vel bloquear o acesso ao WhatsApp? Especialista explica caso

Viber

Embora o WhatsApp tenha anunciado que vai permitir chamada gratuita por voz, o recurso n?o ser? novidade entre os mensageiros. O Viber j? deixa seus usu?rios fazerem liga??o de gra?a, via Wi-Fi ou 3G, desde que chegou ao mercado. A ferramenta ? uma das armas que o colocam na condi??o de principal advers?rio do produto da empresa de Mark Zuckerberg. O Viber pode ser instalado no Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry, Symbian, Windows, Mac e Linux, gratuitamente.

Viber permite chamadas de v?z desde que chegou ao mercado (Foto: Divulga??o/Viber)

O n?mero de usu?rios ?? um ponto a favor do Viber, que chegou a ganhar um milh?o e meio de usu?rios, em apenas uma semana, quando liberou chamadas gratuitas a telefones fixos de todo o Brasil, respondendo ao an?ncio do WhatsApp.? Em suma, ele se destaca pelas chamadas custo zero, mensagens de voz, chats coletivos de celebridades ou marcas e cria??o grupos de conversa. Al?m disso, permite o envio de diferentes arquivos de m?dia.

Telegram

Dispon?vel, sem pagar nada, para Android, iOS, Windows Phone, Web, Windows, Mac, Google Chrome e Linux, o Telegram funciona como mensageiro instant?neo, possibilitando conversas com os seus contatos atrav?s de mensagens de textos e emoticons. Tamb?m libera conversas em grupo e o envio de fotos e v?deos.

Telegram ? um dos rivais do WhatsApp que mais cresce em n?mero de usu?rios (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull)

O trunfo do mensageiro, entretanto, ? o recurso de autodestrui??o de conversas e sess?es de bate-papo criptografados: que agrada bastante os usu?rios, por focar na privacidade. Se precisar for?ar o encerramento do aplicativo, n?o se preocupe, pois a mensagem enviada chegar? da mesma forma dado o uso de envio de mensagens em segundo plano. Na altura em que o Facebook comprou o seu rival, o Telegram chegou a registrar cinco milh?es de downloads em um dia.

ZapZap

A brincadeira dos brasileiros que transformava o nome do WhatsApp em ? zap zap? se tornou s?ria, dando vida ao aplicativo ZapZap. Talvez por conta da sua divertida origem, o aplicativo caiu na gra?a do p?blico e adquiriu um n?mero de usu?rios suficiente para o colocar entre os concorrentes do mensageiro l?der. ?Mas, infelizmente, a apl

... ica??o s? pode ser baixada em smartphones com Android, ou usado em navegadores.
ZapZap ? o mensageiro com cara brasileira e recursos semelhantes aos do WhatsApp (Foto: Techtudo/Taisy Pecsen)

A ideia de dar uma cara brasileira ao mensageiro WhatsApp foi abra?ada pelos usu?rios e continua tendo mais adeptos pela maior velocidade geral do aplicativo e de resposta do servidor.? Recursos como conversas criptografadas, compartilhamento de qualquer tipo de arquivo, bem como a sua vers?o totalmente funcional, que roda em navegadores com Google+ Chrome ou Mozilla Firefox, e ainda permite iniciar nova conta diretamente do browser.

Hangouts

Essa ? a oposta do Google para rivalizar com o WhatsApp, do Facebook. O Hangouts, conhecimento por integrar o bate-papo do Gmail, ? um mensageiro que disponibiliza conversas por texto, ?udio ou v?deo, al?m do compartilhamento de imagens e emoticons. Dispon?vel para Android, iOS, Google Chrome e Outlook, utiliza a ferramenta de videoconfer?ncia do Google+ como carta na manga para atrair mais usu?rios. Os hangouts de v?deo em grupo suportam at? dez pessoas.

Hangouts ? a aposta do Google que promete desbancar o WhatsApp (Foto: Divulga??o/Google)

Quem usa a sua nova vers?o para iOS pode efetuar chamada de v?deo de at? 10 segundos, assim como compartilhar a sua localiza??o atual. O app Hangouts tem sincroniza??o com as suas contas ?no Google e ? poss?vel conversar em grupo.

WeChat

O aplicativo WeChat ? um dos mais conhecidos do g?nero, pois vem pr?-instalado em alguns sistemas operacionais de celulares. Uma ?tima vantagem do mensageiro deve-se ao recurso de tradu??o de mensagens, no iPhone. Ele ? gratuito e pode ser instalado em dispositivos Android, iOS, Windows Phone, Mac, Blackberry e Symbian.

WeChat permite tradu??o de mensagens no iPhone (Foto: TechTudo/Luciana Maline)

Traz as b?sicas func?es para troca de mensagens de texto, voz, envio de fotos e v?deo. Por?m, o servi?o de chamadas por v?deo em HD, entre duas pessoas ou em grupo, s?o as fortes caracter?sticas do aplicativo, que tamb?m funciona como uma rede social e est? integrado ao Facebook. O WeChat tamb?m tem fun??es de privacidade, como armazenamento secreto de mensagens em local seguro e leitura em modo off-line ? aceitando ler os recados dos seus amigos mesmo se n?o estiver conectado ? internet.?

Line

O Line chega a ser uma das melhores alternativas ao WhatsApp pelo fato de ter um n?mero de usu?rios significativo. Tal como o WeChat, vem entre os aplicativos previamente acoplados a plataforma de alguns celulares.

Line ? um dos rivais do WhatsApp mais usado pelos internautas (Foto: Divulga??o/Line)

A semelhan?a entre os dois n?o para por a?, j? que tamb?m tem um certo toque de rede social. Gratuito e dispon?vel para Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry, Firefox OS, Windows e Mac, o mensageiro disponibiliza em todos os sistemas op??es para efetuar liga??es e enviar mensagens sem pagar nada, desde que tenha conex?o 3G. Seu maior diferencial ? ter editor de imagens e v?rios jogos.

Kik Messenger

Este ? o concorrente do WhatsApp com uma caracter?stica peculiar: n?o necessita de estar vinculado a um n?mero de telefone para funcionar. Se o seu n?mero de usu?rios ainda decepciona, em rela??o aos seus advers?rios, os recursos do Kik fazem com que seja cada vez mais usado: tem acesso direto aos v?deos do YouTube, permite desenhar ou escrever com caneta, faz procura de imagem diretamente da Web e permite a cria??o de memes. Pode ser baixado no Android, iOS, Windows Phone e Blackberry.

Kik ? o mensageiro que n?o precisa de Chip para funcionar (Foto: Divulga??o/Kik)

Apesar de um destacar-se do outro por pequenas raz?es e detalhes, todos estes aplicativos disp?em de recursos prontos para bater de frente com o WhatsApp. Logo, se estiver insatisfeito e quiser substituir o app do Facebook, qualquer um dos mensageiros listados estar? em altura de desempenhar o seu papel com maestria. Um ponto contra eles deve ser o menor n?mero de usu?rios, mas a seu favor est? o fato de ganharem uma grande quantidade de utilizadores por causa de novos ?recursos adicionados ou mesmo a cada falha do rival WhatsApp.

Quer restaurar as conversas do WhatsApp? Veja no F?rum do TechTudo?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo