A aplicação de novas tecnologias, recursos de inteligência artificial e conectividade a aparelhos e objetos do nosso dia a dia visa proporcionar mais praticidade, acessibilidade, conforto e controle aos usuários. É o caso de robôs aspiradores de pó, cada vez mais inteligentes e autônomos.

Em um futuro próximo, não haverá categoria de eletrônicos que não se beneficiará da Internet das Coisas. Além disso, os fabricantes seguem desenvolvendo tecnologias e inovações para que os aparelhos atuem com mais eficiência e deixem nossa vida mais fácil. O Shoptime apresenta oito segmentos de produtos tecnológicos que, muito em breve, vão nos ajudar a cuidar da casa.

1- Robô aspirador de pó

Os aspiradores robôs já são conhecidos do consumidor e estão disponíveis, inclusive, em versões custo-benefício. Por outro lado, também já estão no mercado os equipamentos inteligentes, com conexão com assistentes de voz e app para celular, para controle à distância e acompanhamento do desempenho.

Em alguns modelos, o robô faz a primeira volta pela casa e apresenta um mapeamento completo. Pelo app, o usuário seleciona as áreas onde ele deve fazer a limpeza, os locais que vão exigir mais potência e as áreas proibidas, por exemplo, subir em tapetes ou mudar de ambiente. Em seguida, é só programar as limpezas e o aspirador sai da base de carregamento e se desloca para o cômodo desejado.

Além da conectividade, esses robozinhos vêm ganhando sensores mais modernos, para evitar quedas e obstáculos, e também baterias mais eficientes.

2- Aspirador de pó

Os aspiradores de pó tradicionais também evoluem. Além de equipamentos smart, alguns lançamentos têm tecnologia de separação de sujeiras, para facilitar a limpeza do compartimento e exigir menos dos filtros.

Há aspiradores que contam com reservatório de água e produtos de limpeza, para oferecer a função dupla de aspirar o piso e fazer uma limpeza molhada, com tecidos tecnológicos para passar pano sem esforço.

Também encontramos aspirador com emissão de luz UV-C concentrada, uma onda ultravioleta localizada entre o espectro de luz visível e o raio X, que promete eliminar ácaros, vírus, bactérias e outros microorganismos, durante o uso.

3- Vassoura e esfregão elétricos

Marcas já apresentaram protótipos e produtos prontos de vassoura elétrica com cerdas rotativas, que puxam a sujeira ao mesmo tempo em que esfregam o piso. Um lançamento conta com uma almofada eletrostática que ajuda a prender as partículas de pó e sujeira, para que não voltem ao chão.

Há aparelhos de estilo esfregão com uso similar para água e sujeiras molhadas, que esfregam o piso com água e produto de limpeza armazenado, para depois absorver o líquido por almofadas de microfibra.

4- Robôs passa-pano e limpa-vidro

Já são várias as opções de robôs que passam pano úmido no piso e que se prendem em janelas para limpar vidros, inclusive no ambiente externo.

Segundo as marcas, os dois segmentos ganham funcionalidades importantes com a conectividade e recursos de inteligência artificial, assim como acontece com os aspiradores robôs. Definir melhores rotas, mapear o ambiente ou superfície, evitar obstáculos, melhor performance em menos tempo são alguns dos pontos positivos.

Para os robôs que passam pano, as marcas vêm investindo em novas tecnologias para que os lançamentos não sejam apenas um aspirador robô com um pano úmido preso na parte de baixo. Há modelos com cabeçotes vibratórios, que ajudam na remoção de manchas, ou escovas móveis que trabalham em sincronia com os sensores, para esfregar pontos do piso onde há sujeiras piores.

... strong>5- Lava-roupas e lava-louças

Grandes eletrodomésticos, como máquina de lavar roupas e lava-louças, também se beneficiam de funções smart. A conectividade permite operá-los via smartphone ou com ajuda de um assistente virtual, como o Google Assistente.

A aplicação de novas tecnologias permite funções que não eram possíveis até então, como definir a quantidade e a temperatura da água, de acordo com as peças de roupa ou de louça colocadas para cada ciclo. Além de melhor resultado na limpeza, são melhorias que vão reduzir o consumo de água e de energia no longo prazo.

6- Purificador de ar

Novos tipos de filtro mais eficientes e eliminação de ácaros e outros microorganismos é o que promete um lançamento de purificador de ar. O dispositivo é inteligente e silencioso, para fazer o trabalho de limpeza do ar cômodo por cômodo, uma vez ao dia, removendo as partículas de impureza e poluição dos ambientes.

7- Purificador de água

A água que bebemos também merece o benefício da tecnologia. Novos purificadores de água devem trabalhar de forma mais ágil para filtrar grandes quantidades com filtros físicos e tecnológicos. E você pode acompanhar a qualidade da água que a família consome pelo aplicativo da marca.

8- Torneira e pia inteligente

Já existe uma pia com torneira inteligente, com funções de filtragem de água, emissão de bolhas e ondas ultrassônicas, para deixar de molho e lavar de forma mais efetiva os alimentos, inclusive para retirar traços de pesticidas de frutas, legumes e verduras.

Continua a comemoração do Aniversário Shoptime. Durante todo o mês de abril, produtos com até 80% de desconto, muitos cupons e ofertas para você presentear a sua casa. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de muitas outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo