O celular não permite acessar de forma direta a senha de uma rede Wi-Fi conectada no aparelho, mas existem ao menos duas formas de descobrir a informação. Ao conectar-se à internet sem fio, o smartphone passa a ter acesso ao roteador de onde vem o sinal original, abrindo caminho para desvendar o código de acesso à rede. Se esse método não estiver disponível – porque o administrador alterou os dados de acesso padrões, por exemplo – ainda é possível obter ajuda de um aplicativo. Veja, a seguir, duas formas de saber a senha do Wi-Fi no próprio celular.

Acessando pelo roteador

Passo 1. Com o celular conectado à rede Wi-Fi da qual o usuário deseja descobrir a senha, acesse as configurações de Wi-Fi do aparelho. No Android, acesse a lista de redes e toque no item desejado para abrir mais detalhes. A informação estará abaixo de “Roteador” ou “Gerenciar roteador”. No iPhone (iOS), acesse o menu Ajustes > Wi-Fi e toque na rede conectada. O endereço estará ao lado de “Roteador”.

Descubra o endereço do roteador no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique no link do roteador ou copie e cole o endereço no navegador do celular para abrir a página de configuração. Os valores para nome de usuário e senha variam conforme o roteador ou o provedor de internet. Por padrão, o login tende a ser “admin” ou ficar em branco. Já a senha pode tomar a forma de uma das seguintes opções: “admin”, “password”, “1234”, os últimos dígitos do ID do roteador conforme a etiqueta no aparelho, ou vazio

... (em branco).

Teste as combinações para conseguir acessar o roteador.

Acesse o roteador usando login e senha padrões (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ao acessar, procure pela opção "Sem fio" ( wireless). A localização varia conforme o modelo do roteador. Em seguida, pode ser que seja necessário acessar outro menu, como “Rede local” (Local network) ou “Rede primária” (Primary network).

Procure as configurações da rede sem fio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Localize o campo “Pre-shared key” e verifique a senha digitada ao lado. Se a informação estiver oculta, busque por uma opção como “Show key” para exibir a senha.

Procure pela senha em "Pre-shared key" (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acessando via LastPass

O LastPass é um cofre de senhas que grava automaticamente as senhas usadas nas redes Wi-Fi conectadas no celular.

Passo 1. Baixe e instale o LastPass no celular.

Passo 2. Abra o menu lateral e toque em “Notas seguras” para obter uma lista com todas as redes Wi-Fi já conectadas no aparelho.

Encontre a lista de redes Wi-Fi no LastPass (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Acesse uma rede para obter uma tela com mais detalhes. Em seguida, toque no ícone de olho ao lado de “Senha” para visualizar a senha de conexão da rede.

Encontre a senha de uma rede Wi-Fi no LastPass (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Sistema Operacional: a segurança do iOS compensa a liberdade do Android? Usuários opinam no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo