Quanto maior o número de aparelhos conectados ao roteador, mais lenta a Internet fica. Por isso, é importante saber se há algum intruso usando seu sinal de Wi-Fi escondido. O WiFi Guard é um programa para PC que pode ajudar nessa tarefa. Ele faz uma varredura na conexão sem fios e detecta todos os computadores, celulares e media centers ligados a ela. É possível identificar rapidamente se há dispositivos estranhos consumindo Internet sem autorização. Veja no tutorial como configurar e usar o aplicativo para saber se alguém está roubando seu Wi-Fi.

Passo 1. Baixe e instale o WiFi Guard no computador Windows ou macOS.

Passo 2. Ao abrir o programa, o primeiro passo é selecionar o adaptador de rede a ser usado para fazer a varredura. O item a ser escolhido varia de acordo com o computador, mas sempre será o que possui um número de IP ao lado. A formatação de IP tradicional inclui a sequência 192.168.0 no começo. Identifique o adaptador com essa informação e selecione.

Não é preciso mudar nenhum outro parâmetro para começar a usar o WiFi Guard. Clique em “Ok” para finalizar a configuração.

Use o WiFi Guard para selecionar o adaptador de rede principal do seu computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Selecione “Escanear agora” para começar a varrer o Wi-Fi. O programa irá listar todos os dispositivos conectados à rede. Verifique na coluna “Informação” quais aparelhos são o seu próprio PC (“Este computador”) e o roteador (“Porta de Internet”).

... oto">

Busque todos os aparelhos conectados ao seu Wi-Fi com o WiFi Guard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. O WiFi Guard irá marcar em vermelho os aparelhos suspeitos. Caso se trate de um dispositivo permitido, clique sobre o item com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades”.

Use o WiFi Guard para acessar as propriedades de um aparelho conectado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Depois, marque a opção “Eu conheço este computador ou dispositivo” e clique “Ok”.

Marque um aparelho como confiável no WiFi Guard (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Se houver aparelhos realmente não autorizados, há duas opções de solução. Uma delas é trocar a senha da sua rede Wi-Fi para prevenir a conexão do dispositivo. A outra é criar um bloqueio no roteador via endereço MAC.

Caso opte pela segunda providência, clique com o botão direito sobre o item indesejado e escolha a opção “Copiar > Endereço MAC”. Em seguida, acesse o roteador para bloquear especificamente esse aparelho na sua rede local.

Copie o endereço MAC de um aparelho intruso e faça o bloqueio via roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como descobrir a senha do WiFi pelo PC? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo