A polêmica da loot box ganhou mais um capítulo favorável aos consumidores. A Apple estabeleceu uma regra de que todos os aplicativos e games que tiverem loot boxes - ou seja, baús (supply drops, packs, chicletes, etc) que dão objetos - terão que revelar as probabilidades de se ganhar cada item. A mudança já está no guideline imposto aos desenvolvedores para colocar um aplicativo/jogo na App Store.

Em junho, a China já havia criado uma lei que obriga títulos como League of Legends, Dota 2 e outros a revelarem a porcentagem de suas caixas de prêmios. Agora, a regulamentação da empresa da maçã é mais outro passo dado para sabermos se vale a pena ou não investir uma quantia nos games. A maioria dos itens dos baús pode ser comprada com alguma moeda do próprio jogo, porém a forma mais “eficiente” de abri-los é através de microtransações com dinheiro real.

Polêmica das loot boxes ganhou mais um capítulo com nova regra da Apple (Foto: Divulgação/Blizzard)

Títulos de grandes orçamentos, como Middle-Earth: Shadow of War, CoD WWII e, principalmente, Star Wars Battlefront 2, apostaram pesado nessas caixas, de forma que o jogador só conseguiria a experiência completa se jogasse horas ou desembolsasse uma quantia em dinheiro real. Dessa forma, a polêmica se isso poderia ser considerado “jogo de azar” aumentou ainda mais. O barulho foi tanto que as microtransações de Battlefront 2 foram retiradas pela EA.

Em contrapartida, um exemplo de game que recebe elogios pela forma com que insere as loot boxes é Overwatch. Diferentemente de S

... hadow of War, os itens dos supply drops de Overwatch são apenas cosméticos/visuais, ou seja, eles não deixam o jogador com nenhuma vantagem em relação a um oponente que nunca abriu um baú. Não é pay to win.

A lei na China e agora essa atitude da Apple foram dois grandes passos na direção de sabermos o que podemos receber em troca do dinheiro investido. Seja numa caixa que venha uma simples skin ou num drop que venha uma arma poderosa, o justo é se esclarecer a porcentagem de chance do que podemos receber. Afinal quem não gostaria de saber qual a probabilidade de tirar uma carta icon naqueles packs do Ultimate Team no FIFA?

Você já comprou DLCs na PSN? Conte sua experiência no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo