O Moto Z foi o celular top de linha da Motorola em 2016, mas depois de um tempo de uso é possível que ele comece a apresentar alguns travamentos. Caso isso aconteça, saiba que é possível reinicializar o smartphone sem perder seus dados, fotos ou aplicativos. Isso é feito com um truque rápido utilizando os botões físicos, sem precisar instalar nada extra nem fazer root no smartphone.

O usuário também pode tentar resolver esses bugs atualizando o Android. Esse procedimento também não deleta as informações e pode conter ajustes de segurança ou até corrigir de falhas da fabricante. Veja como recuperar o seu Moto Z travado no passo a passo abaixo.

Reinicializar o Moto Z

Esse procedimento é ideal para fazer seu celular voltar a funcionar em caso de travamentos do sistema e pode ser utilizado com a tela ligada ou desligada, caso o celular não responda.

Passo 1. Encontre os três botões laterais do smartphone: os de volume e "Liga/desliga". Agora pressione as três teclas ao mesmo tempo por cerca de 10 segundos até a tela apagar. O celular será reiniciado normalmente.

Pressione os três botões físicos para reinicializar o Moto Z sem perder os dados (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. Mas atenção: caso você pressione os três botões por tempo demais além da tela desligar, o sistema vai exibir um menu de configurações. Tome bastante cuidado pois há opção para formatar o aparelho, e assim perder os dados. Utilize os botões de volume para navegar no menu e selecione a opção "Start". Confirme no botão "Liga/desliga".

... rmal content-photo">

Selecione o botão de start para inicializar o Moto Z (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 3. Caso o celular não tenha completado o processo após dois minutos de reinicialização, pressione o botão "Liga/desliga" por mais dois minutos até que o smartphone ligue (caso a tela esteja apagada) ou desligue (caso a tela esteja acesa).

Pressione o botão de power do Moto Z para ligar o aparelho (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Seu celular deverá reiniciar exibindo o tradicional logo da Motorola e depois solicitar a adição do código pessoal para inicializar.

Atualizar Android do Moto Z

Essa solução é interessante se a fabricante tiver liberado algum update que ajuste bugs ou falhas de segurança no smartphone. Lembre sempre de manter a bateria com mais de 70% da carga antes de iniciar o processo.

Passo 1. Entre em "Configurar", no menu de aplicativos, e selecione a opção "Sobre o Dispositivo".

Selecione as informações sobre o dispositivo no Moto Z (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Toque em "Atualizações do sistema". Caso haja algum update disponível, será exibida na tela a opção "Baixar".

Busque atualizações do Android e baixe no celular Moto Z (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Aguarde o download da atualização. É recomendado que você faça esse procedimento usando o Wi-Fi. Confirme em "Instalar" e aguarde a inicialização do smartphone.

Instale a atualização no Moto Z e aguarde a reinicialização do Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Moto Z ou Google Pixel comprados nos EUA funcionam no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo