Instalar e usar bem um roteador é essencial para conseguir o melhor alcance possível de sinal Wi-Fi. É importante escolher o local ideal, utilizar a frequência correta e ajustar as configurações, entre outras ações. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas sobre como aproveitar o máximo das redes wireless, e algumas práticas podem parecer muito boas, mas na verdade não trazem ganho algum.

Por exemplo, é possível usar alumínio para aumentar o alcance? E a frequência 5 GHz é de fato mais rápida que a 2,4 GHz? Para ajudar você a não perder tempo com medidas que não vão surtir efeito, o TechTudo reuniu dez mitos e verdades sobre Wi-Fi rápido.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Colocar o roteador no alto melhora o sinal do Wi-Fi

Verdade. O posicionamento do roteador é um fator importantíssimo para o desempenho da rede. Sempre que instalar esse tipo de equipamento, é interessante observar o raio que o sinal do equipamento vai fazer, evitando assim posições que coloquem muitos obstáculos à frente do transmissor.

Vale levar em consideração que as ondas de rádio transmitidas por um roteador se movimentam para frente e em uma projeção descendente. Portanto, é mais interessante posicioná-lo em um local elevado, fazendo com que as ondas encontrem menos obstáculos e o sinal chegue mais facilmente aos aparelhos conectados.

2. Trocar a antena do roteador pode deixar o Wi-Fi mais rápido

Verdade. Se seu roteador possui antenas externas para transmissão do sinal, verifique se é possível substituí-la para impulsionar o sinal de sua rede. Normalmente, essas antenas são rosqueadas nos equipamentos, o que as torna muito simples de trocar.

A medida que se refere ao ganho de sinal das antenas é o “dBi”, de modo que: quanto maior o dBi de uma antena, maior seu alcance. Além de ser uma maneira simples de melhorar seu sinal, trocar uma antena do roteador não deve exigir um investimento muito alto. Uma antena de 7 dBi, que já deve trazer um ganho em relação à antena padrão de grande parte dos roteadores, pode ser adquirida por cerca de R$ 20.

3. Uma latinha de alumínio pode melhorar o sinal de Wi-Fi

Verdade. Uma maneira de direcionar melhor o sinal de sua rede Wi-Fi é anexando uma lata de alumínio aberta como uma espécie de tela em volta da antena. Como o metal da lata reflete as ondas, de acordo com o posicionamento que você deixar a face do alumínio o sinal de rede será intensificado.

A utilização dessa "técnica" deve ser considerada principalmente quando a substituição das antenas não é possível. Vale ressaltar que utilizar a lata para direcionar o sinal não vai aumentar o alcance da rede, e sim direcioná-lo.

4. Quanto maior a frequência da rede, maior a velocidade

Mito. É comum que roteadores modernos transmitam o sinal de Wi-Fi em duas frequências, no caso 2,4 e 5 GHz. Mas esses valores não se referem especificamente à velocidade, e têm mais a ver com o alcance. As redes 2,4 GHz são indicadas para emitir o sinal para distâncias maiores, com maior incidência de barreiras, já que esse tipo de onda atravessa obstáculos com mais facilidade.

Já as redes 5 GHz por sua vez são indicadas em situações em que muitos dispositivos estejam conectados a uma mesma rede, oferecendo uma capacidade maior de distribuir o sinal para muitos terminais, além de ser uma faixa em que menos dispositivos operam. De qualquer forma, tanto em 2,4 quanto em 5 GHz a velocidade de conexão é a mesma.

5. Aparelhos elétricos e espelhos prejudicam a conexão

Verdade. Alguns dispositivos como telefones sem fio, babás eletrônicas, entre outros aparelhos que utilizam ondas de rádio,

... a>. Isso acontece porque esses eletrônicos utilizam canais comuns aos roteadores. Por isso, é interessante deixar seu roteador em uma posição isolada em relação a outros eletrônicos. Além disso, procure verificar se a alteração automática de canais mais utilizados está habilitada.

Em relação à perda de sinal por conta de espelhos, podemos observar que os vidros do espelho não são o problema, mas sim o que há por trás deles. Alguns espelhos utilizam uma malha metálica em sua construção, que reflete as ondas de rádio e prejudica o sinal.

6. Limpar o cache melhora a velocidade

Mito. Por mais que pareça fazer sentido, limpar o cache ou mesmo apagar os dados de seu navegador não vai fazer com que sua conexão ganhe velocidade. A rapidez com que a conexão flui está relacionada à rede, enquanto os dados contidos no navegador estão relacionados apenas com o software em si. Portanto, não há ganho algum em relação ao desempenho do Wi-Fi.

7. Quando o sinal está ruim, a saída é trocar o roteador

Mito. Antes de trocar seu roteador, o ideal é observar se o equipamento está posicionado e configurado corretamente. Colocar um novo equipamento em um cenário que não favoreça o uso de todos os seus recursos, não vai necessariamente trazer ganhos em relação ao equipamento substituído.

8. Utilizar mais de um roteador melhora o sinal

Mito. Se a ideia é melhorar o alcance do sinal Wi-Fi, incluir outro roteador na rede nem sempre é a ideia mais interessante. Colocar dois ou mais roteadores trabalhando em um mesmo ambiente pode fazer com que os equipamentos utilizem uma mesma frequência de transmissão, povoando demais os canais e comprometendo o sinal.

Investir em repetidores de sinal faz mais sentido nesse caso, ainda que alguns roteadores possam ser configurados na função repetidor. De qualquer forma, dispositivos do tipo têm capacidade para resolver o problema do alcance sem atrapalhar a distribuição da rede.

9. É recomendável reiniciar o roteador esporadicamente

Verdade. O roteador fica ligado praticamente o tempo todo, o que pode gerar um superaquecimento de seus componentes e um consequente mal funcionamento. Logo, desliga-lo por períodos em que você não vai precisar de conexão pode ser uma medida interessante para preservar o equipamento, restabelecer a qualidade do sinal e permitir que ele tenha uma vida útil maior.

10. Muitos usuários conectados comprometem a velocidade

Verdade. Diversos dispositivos conectados a uma mesma rede podem levar a uma perda de desempenho. Por isso é importante observar as configurações de seu roteador para que ele esteja funcionando da maneira correta para as mais diversas situações.

Como vimos anteriormente, utilizar a rede de 5 GHz pode auxiliar em ambientes em que há muitos dispositivos conectados, assim como é importante observar o direcionamento do sinal para a posição que contemple o maior número de utilizadores.

Qual a melhor configuração para minha Wi-Fi? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo