Uma das caracter?sticas principais de um PC gamer ? que seus componentes s?o de alto desempenho, sempre apresentando performance acima da m?dia. Por?m, algumas pessoas acabam se concentrando mais nos itens processador e placa de v?deo, quando na verdade o certo ? que todos os componentes recebam a devida aten??o.

HDs de marcas famosas teriam spyware instalado; veja 'lista de espi?es'

Neste tutorial, o?TechTudo lhe ensinar? a escolher um bom HD (Hard Drive ou Disco R?gido) para uma m?quina voltada para os principais e mais recentes jogos do mercado. Com as dicas que ser?o apresentadas aqui n?o tem como voc? errar na escolha de seu novo HD.

Capacidade

Capacidade de armazenamento ? um dos itens a serem considerados (Foto: Divulga??o)

O primeiro item que voc? deve observar antes de comprar seu novo HD ? a?capacidade de armazenamento dele. Os jogos atuais, tais como Battlefield 4, WatchDogs, Evolve, Skyrim e tantas outras grandes produ??es, n?o raro ocupam mais de 20 GB no seu disco r?gido. Portanto, se voc? realmente pretende desfrutar do maior n?mero poss?vel de t?tulos em sua m?quina gamer ? imprescind?vel que voc? tenha bastante espa?o sobrando.

A dica aqui ?:?quanto maior, melhor! O que vai limitar a sua escolha aqui ? apenas o quanto dinheiro voc? tem no bolso. ? comum encontrarmos discos r?gidos de 1 e 2 TB (Terabytes). 1 Terabyte correspondem a 1024 GB. A Seagate conta, inclusive, com modelos de 4 TB de capacidade. Portanto, na hora de sua pesquisa, d? prefer?ncia aos modelos com grande capacidade de armazenamento.

Interface

Aten??o na escolha de cabos SATA?para transmiss?o de dados (Foto: Reprodu??o)

Ap?s decidir a capacidade de seu novo disco r?gido, ? importante se atentar ? interface utilizada pelo aparelho. Hoje em dia todos os modelos ? venda usam a interface SATA, que se divide em dois tipos:?SATA-300 e?SATA-600, que s?o tamb?m conhecidos por SATA 3 Gbps e SATA 6 Gbps. A diferen?a est? na taxa de transfer?ncia m?xima te?rica que os dispositivos podem alcan?ar. O primeiro pode atingir, no m?ximo, uma taxa de transfer?ncia de 300 MB/s e o segundo chega a 600 MB/s.

Portanto, para um m?ximo desempenho de seu disco r?gido, escolha um modelo que ofere?a suporte ? interface SATA-600. Por?m, voc? deve observar antes na sua placa-m?e qual porta ela usa para os HDs, se ? a SATA-300 ou a SATA-600. Se sua placa-m?e oferecer apenas portas SATA-300 e voc? comprar um HD SATA-600, ele ir? funcionar no padr?o SATA-300. Por isso, ? importante tamb?m ter uma placa-m?e que possibilite o uso de discos r?gidos no padr?o SATA-600.

Tipo de HD

Os HDs s?o separados em quatro categorias: Green (Ecol?gico), Desktop, Enterprise (Corporativo) e Port?til. Para um computador gamer voc? deve fugir dos modelos ecol?gicos e port?teis. Isso por que eles giram a uma velocidade menor para economizar energia e o resultado disso ? um desempenho bem menor.

Entre os modelos Desktop e Enterprise opte pelos Desktops. Isso por que os HDs voltados para o mercado corporativo s?o mais caros, muito embora tenham o mesmo desempenho de um HD da categoria desktop. Felizmente, a maioria dos discos r?gidos ? venda s?o do tipo ?desktops?.

RPM

Quanto maior a 'RPM' mais r?pido ser? o seu HD (Foto: Reprodu??o)

RPM ? a sigla para??Rota??es Por Minuto?. Quanto maior for a velocidade de rota??o do HD, mais r?pido ele ler? e gravar? informa??es nos pratos magn?ticos. Para um PC gamer, o p

... adr?o ? que se adote modelos com 7.200 RPM. N?o compre HDs de 5.400 RPM, pois o desempenho ser? bem menor. Se dinheiro n?o for um problema, vale a pena procurar por discos r?gidos que possuem velocidade de 10.000 RPM. Infelizmente, esses modelos de maior velocidade s?o raros e caros. Mas vale a pesquisa.

Buffer

O?Buffer serve mais como crit?rio de desempate. Ele ? o cache do disco r?gido, ou seja, uma mem?ria de transfer?ncia tempor?ria que armazena dados importantes e pode aumentar um pouco a velocidade que o HD acessa certos dados. Voc? deve sempre optar por HDs que ofere?am o maior espa?o de buffer, que geralmente ? de 64 MB. Portanto, se voc? estiver em d?vida entre dois modelos de disco r?gido e um tiver buffer de 32 MB e o outro de 64 MB, escolha o segundo.

Quer mais dicas para montar um PC Gamer? Veja no F?rum do TechTudo.

RAID 0

Para aumentar o desempenho das suas unidades de armazenamento, uma boa alternativa ? usar a fun??o RAID 0. Isso se a sua placa-m?e contar com tal recurso. Para tanto, voc? precisa ter dois discos r?gidos exatamente iguais.

Portanto, ao inv?s de comprar um ?nico HD de 1 TB, ? mais vantajoso comprar dois de 500 GB e lig?-los em RAID 0. Assim, a capacidade de armazenamento ser? combinada, totalizando 1. O desempenho e velocidade tamb?m sofrer?o um belo ganho de desempenho. ? importante salientar que existe tamb?m o RAID 1, mas seu foco ? mais na confiabilidade do que na velocidade. Ele faz um espelhamento de todos os dados do HD para o segundo.

SSHD

? mais vantajoso ter dois HDs de 500 GB ligados em RAID 0 (Foto: Divulga??o)

H? tamb?m a possibilidade de combinar o melhor dos dois mundos, ou seja: o grande espa?o de armazenamento do HD com a rapidez do SSD. Para isso, basta voc? comprar um SSHD, que ? um h?brido desses dois dispositivos. Eles s?o discos r?gidos que possuem uma pequena unidade SSD que guarda os dados mais acessados pelo usu?rio. Na pr?tica, ? como se fosse um cache gigante. Assim, ele consegue alcan?ar um desempenho similar ao de SSD quando acessa os dados que est?o guardados no cache.

Se sua placa-m?e contar com a tecnologia Smart Responde, voc? pode ainda comprar um SSD e um HD separadamente e combin?-los, formando assim um SSHD. Importante mencionar que nos dois casos a unidade SSD n?o pode ser acessada separadamente.

Conclus?o

Ent?o ? isso! Esperamos ter ajudado voc? a escolher o seu pr?ximo HD e n?o ficar na m?o na hora de jogar seus t?tulos preferidos. Basta seguir essas dicas que voc? encontrar? o modelo que atender? suas necessidades com o melhor custo-benef?cio poss?vel.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo