O Android permite definir avisos para quando o consumo de internet chega a um determinado nível. Se a pessoa tem um plano de 2 GB por mês, por exemplo, pode configurar o aparelho para notificar quando já tiver gasto 1 GB dentro do período. Dessa forma, o usuário pode controlar melhor uso de dados móveis e evitar ficar sem Internet 3G ou 4G quando mais precisar.

O recurso é nativo do sistema do Google e, portanto, não requer instalação de nenhum app. Veja, no passo a passo abaixo, como configurar um alerta de consumo de internet no Android.

Aprenda a configurar aviso de consumo de dados no Android e economize 4G (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Abra a bandeja de aplicativos do Android e entre no menu Configurar. Em seguida selecione a opção "Uso de dados".

... 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">

Acesso ao menu de uso de dados do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na aba dos dados móveis, mude a chave do campo "Limite de dados móveis" para a posição ligada. Assim que você fizer isso, uma caixa de informações a respeito do limite do uso de dados será aberta. Toque em "Ok".

Ativação do limite de uso de dados móveis no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Uma faixa vermelha no gráfico da tela surgirá indicando o limite de dados. Toque sobre a bolinha no canto e arraste a reta para cima ou para baixo, dependendo se você quer aumentar ou reduzir o limite indicado. Neste exemplo, arrastamos para baixo até passar de 5 GB para 3 GB.

Definição do limite de consumo de dados móveis no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Faça o mesmo com a seta cinza, deixando-a na posição do aviso de consumo ─ neste tutorial, o celular foi configurado para alertar quando o uso de dados móveis chegar a 1,5 GB. Para que você controle melhor seus gastos, o ideal é definir o ciclo de leitura de acordo com suas necessidades reais (quando você realiza recarga ou quando sua conta "vira"). Toque na setinha ao lado do intervalo de datas e selecione "Alterar ciclo".

Definição do aviso de consumo de dados no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Escolha o dia do mês em que o ciclo de uso será zerado (neste caso, todo dia 1º) e clique em "Definir". Agora, a partir de todo dia 1º o Android iniciará um novo cálculo dos dados móveis consumidos, emitindo um aviso quando o gasto atingir 1,5 GB.

Configuração da data de início do ciclo de uso de dados no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Android travando muito: como deixar mais rápido? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo