O modo "Programador" permite que usuários do Android configurem o celular para não bloquear a tela enquanto o aparelho estiver ligado à tomada. Normalmente, o tempo para bloqueio é de 15 segundos a 30 minutos, com intuito de economizar bateria. No entanto, isso pode ser bastante incômodo para quem deseja realizar atividades mais demoradas sem precisar tocar no display, como ler partituras musicais ou se dedicar à uma receita gastronômica.

Se esse é o seu caso, veja como acessar os recursos avançados do sistema do Google para impedir que a tela do smartphone apague durante o uso. O procedimento não exige root e não prejudica seu telefone.

Passo 1. Para começar é necessário ativar os recursos avançados de programador no celular Android. Isso pode ser feito com um truque simples no sistema, sem precisar instalar nada extra. Abra o menu de "Configurar" e depois toque em "Sobre o dispositivo".

Acesse as configurações sobre o dispositivo no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, toque repetidas vezes no item de "Número da versão". Note que será exibido um alerta de quantas vezes faltam para você se tornar um desenvolvedor e, ao final, há um indicador de sucesso do procedimento.

... dding-bottom: 85.6115107914%;">

Ative o modo desenvolvedor no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Ao retornar para o menu principal de configurações do celular, há a nova opção de "Programador". Abra e ative na chave do topo. Confirme em "Ok". Fique atento e não altere nenhuma outra configuração avançada no smartphone sem conhecimentos específicos.

Ative a chave do modo programador no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Por fim, ligue a chave ao lado do item "Permanecer ativa". Assim, o smartphone não entrará em modo ocioso quando estiver carregando e você pode acompanhar suas atividades sem se preocupar em ligar ou desbloquear a tela. Se quiser desligar, basta pressionar o botão "Liga/Desliga" do celular ou desativar o recurso.

Ative a função de manter a tela sempre ativa no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Escolher um tempo longo

Passo 1. Caso não queira deixar seu celular na tomada, saiba que é possível aumentar o tempo de desligamento ocioso do celular na bateria. Para isso, não é necessário ativar o modo de programador. Selecione o menu "Configurar" e depois toque em "Tela".

Acesse as configurações de tela no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione "Modo ocioso" e toque em um tempo maior, como 30 minutos. As mudanças são salvas automaticamente.

Altere o tempo ocioso para manter a tela ativada no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo