O Facebook começou a testar um recurso de reconhecimento facial como uma forma de checar a identidade do usuário e permitir o acesso à conta pelo celular. A medida também oferece uma camada de segurança extra na hora de fazer login na plataforma. A novidade, revelada pelo site The Next Web, ainda não está disponível para todos os usuários.

Como sua própria versão do Face ID — recurso da Apple que permite desbloquear iPhones usando o rosto —, a função de reconhecimento facial do Facebook pode ser usada, por exemplo, no caso da pessoa esquecer a senha. Isso pode ser útil se você perder o acesso à conta de e-mail ou em locais onde não é possível receber mensagens SMS para autenticação de dois fatores.

Facebook testa reconhecimento facial para checar identidade do usuário e permitir acesso à conta (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A rede social confirmou a fase de testes da função ao The Next Web: "estamos testando um novo recurso para pessoas que desejam verificar de forma rápida e fácil a propriedade da conta durante o processo de recuperação".

"Esta função opcional está disponível apenas em aparelhos que você já usou para fazer login. É outro passo, ao lado da autenticação de dois fatores via SMS, que foi tomado para garantir que os proprietários da conta possam confirmar sua identidade", explica porta-voz do Facebook ao site estrangeiro.

A imagem revelada por Matt Navarra, diretor de mídias sociais do site, indica q

... ue o recurso é associado à câmera frontal do celular e exibe um leitor circular.

Matt Navarra, diretor de mídias sociais do site The Next Web, revela teste do recurso no Twitter (Foto: Foto: Reprodução/Twitter)

Atualmente, o Facebook oferece algumas opções para desbloquear o acesso à conta pessoal. Além de usar as informações de login como nome de usuário e senha, é possível ativar o serviço de verificação em duas etapas, salvar códigos extras ou até escolher amigos de confiança.

Via TechCrunch, Matt Navarra



>>> Veja o artigo completo no TechTudo