O Parrot ZIK é uma linha de headphones sem fio de alto conforto que opera através de Bluetooth. O modelo mais recente, o ZIK 3, é vendido por a partir de US$ 250 (cerca de R$ 782, sem contar impostos), um valor reduzido do que era cobrado em 2016, quando ele foi lançado oficialmente.

A versão conta com bateria com duração média de 7 horas, painel de controle sensível ao toque, além de poder ser carregado normalmente via uma entrada USB 2.0 ou 3.0 e ser compatível com carregadores sem fio com o padrão Qi.

Fone de ouvido pode ser comandado com toques (Foto: Reprodução/Parrot)

Pontos Positivos

1. Desempenho

O ZIK pode receber comandos através de gestos em seu lado direito. O usuário pode controlar o volume e avançar ou retroceder músicas apenas passando o dedo no fone. Outras funções avançadas podem ser customizadas diretamente no aplicativo do periférico, que é compatível com Android e iOS.

Além de configurar a equalização de som, ele também permite ligar ou desligar o cancelamento de ruídos, evitando que o usuário deixe de ouvir sons importantes enquanto estiver na rua. Se usado com smartphones, ele também permite atender ligações.

... 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">

Periférico pode ser usado com carregador sem fio (Foto: Reprodução/Parrot)

2. Design e conforto

A aparência do ZIK conta com cinco cores diferentes e tamanho adaptável para ser confortável em cabeças de vários tamanhos. O material usado para confeccionar as almofadas auriculares possui textura granulada, que imita a pele de um crocodilo. O fone mede 175 x 202 x 39,3 mm e pesa 275 g, o que pode ser desconfortável para usar na rua.

3. Qualidade do áudio

O ZIK 3 é compatível com vários perfis de Bluetooh 3.0, como AD2P, AVRCP, HFP e PBAP. Ele possui um conversor embutido de som analógico de 192 kHz e 24 bits, suporta frequências entre 5 Hz a 22 kHz, além de conexão por NFC. Os alto-falantes possuem 40 mm e são feitos de neodímio.

Aplicativo permite configurar fones de ouvido no smartphone (Foto: Reprodução/Parrot)

Pontos Negativos

1. Bateria

A bateria do ZIK 3, de íon de lítio 830 mAh, possui tempo máximo de 18h, mas apenas quando usado com fio. Quando o Bluetooth está ativado, esta duração cai para apenas 6h. Entretanto, a própria bateria pode ser trocada com a necessidade e é compatível com carregadores sem fio.

2. Assistência técnica

Os fones de ouvido ZIK possuem um ano de garantia, mas sua criadora, a Parrot, não atua no Brasil. Toda a assistência é prestada pela GoHobby, que atua como representante oficial no país.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo