O Nubank oferece recursos de segurança para proteger seus dados financeiros pelo celular. Com poucos toques, é possível bloquear o cartão de crédito pelo aplicativo em caso de perda ou roubo, e desfazer a ação de forma simples, caso o encontre. O serviço conta ainda com login por meio de uma senha única, e esse código pode ser alterado quando você preferir, evitando acesso indevido caso seu smartphone caia em mãos de terceiros.

Além disso, os ajustes de limite de crédito podem dificultar compras indevidas em valores altos pela internet, caso seus dados financeiros tenham sido roubados. Também é possível descobrir todos os detalhes da emissão, como local e data, e contestar eventuais erros.

Dicas de segurança no cartão de crédito Nubank (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Bloquear e desbloquear temporariamente o cartão Nubank

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo no celular. Em seguida, na tela inicial de dados do app, selecione "Bloqueio temporário" . Confirme em "Bloquear".

... 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">

Bloqueie o cartão Nubank pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora, nenhuma fatura será creditada na sua conta. Encontrou o cartão? Toque novamente no botão "Bloqueio temporário", que agora está com um cadeado vermelho. Confirme em "Desbloquear".

Desbloqueie o cartão Nubank pelo celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Alterar a senha da conta

Esse truque é ideal para evitar acesso indevido, caso seu celular tenha sumido. É possível acessar sua conta Nubank a partir de qualquer aparelho.

Passo 1. Para alterar a senha da conta, abra o app e, na tela principal, selecione "Minha conta". Depois, selecione "Alterar senha da conta".

Acesse as informações da sua conta para alterar a senha (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Digite a senha atual da sua conta do Nubank. Vale lembrar que não se trata do código do cartão, e sim da conta, que guarda todas suas informações pessoais de saldo e transações. Digite o código novo (contendo no mínimo 8 caracteres) e confirme no segundo campo de texto. Por fim, toque em "Mudar".

Altere a senha da conta do Nubank (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ajustar o limite de crédito

Manter um limite dentro das suas finanças mensais evita a formação de dívidas que você não pode pagar, além de ajudar a bloquear compras em valores altos, como costuma acontecer em casos de roubo.

Passo 1. Na tela inicial do app do Nubank, selecione "Limite Disponível". Depois, toque em "Ajuste do Limite Total".

Acesse o ajuste do limite total do Nubank (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Arraste o círculo roxo para aumentar ou diminuir seu limite. Note que é exibido o limite total e o valor ainda disponível. Confirme em "Alterar".

Altere o limite do cartão de crédito Nubank (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Visualizar onde uma compra foi feita e contestar

Passo 1. Desconfia de algum valor creditado? Você pode conferir todas as informações da compra e contestar rapidamente caso algo esteja errado. Para isso, acesse a tela principal do app e selecione "Fatura atual". Serão listadas todas suas compras em aberto. Toque no item suspeito.

Acesse a compra suspeita na sua lista de fatura aberta do Nubank (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Note que, no topo, há um mapa do local exato da compra, informações do nome da loja, data e horário. Se achar que foi uma compra indevida, selecione "Reportar". Depois, toque em "Continuar".

Reporte a compra para contestar no cartão Nubank (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione o motivo para contestar a compra e, em seguida, responda os questionamentos a respeito do estabelecimento, valor ou quantidade do que foi cobrado, ativando as chaves em "sim" e "não". Explique, com detalhes, o que aconteceu, e confirme em "Contestar". A compra ficará em suspenso para análise.

Selecione o motivo e conteste a compra no cartão Nubank (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Existe algum perigo em fazer compras online? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo