O usuário pode conferir se seu nome está registrado no Serasa – o que ocorre caso um pagamento ou contrato esteja com dívida pendente – a partir de um aplicativo grátis para celular. A consulta online é feita de forma simples, utilizando seu número de CPF de pessoa física. O app SerasaConsumidor funciona em celulares Android ou iPhone (iOS), e tem interface totalmente em português.

O processo precisa de um cadastro rápido com informações pessoais. Nos resultados, o sistema mostra as dívidas com empresas e outras instituições, como cartório e Banco Central. Quer saber se o seu CPF está limpo? Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como usar o SerasaConsumidor no smartphone.

Descubra seu o seu nome e CPF estão no Serasa pelo celular Android (Foto: Bárbara Mannara/TechTudo)

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo SerasaConsumidor no seu celular Android. Logo na tela inicial do app, digite seu número de CPF. Os pontos e traços são adicionados automaticamente. Confirme em "Consultar".

... UFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAAVABkDASIAAhEBAxEB/8QAGQAAAgMBAAAAAAAAAAAAAAAAAAcDBAUG/8QAFgEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAwEC/9oADAMBAAIQAxAAAAF6z8XdTO5aSmlqKmMBVabYU//EAB4QAAEFAQADAQAAAAAAAAAAAAQBAgMFBgAHERMX/9oACAEBAAEFAnwQsWF4ZQ6qGH31r+1NnOPIXbi5iqK3oREn6JS8Z5PQyW02kl5nI7ZWv9L3/8QAGREAAwEBAQAAAAAAAAAAAAAAAAESEQID/9oACAEDAQE/AX5pLSeEU8klH//EABkRAAIDAQAAAAAAAAAAAAAAAAABAhExEP/aAAgBAgEBPwFTvdG3y2f/xAArEAACAQMBBgQHAAAAAAAAAAABAgMABBESExQxMlFhBSEiQTVSkZKisdH/2gAIAQEABj8C1bpBgdEpt3S3lAIyAARQ28FvCp4EqB+65bf7VqOCzm0nmn0qGIXHkMHqaW4e0xtGClIFA9WDRzbO8XtHLGGx+VfDJ/on9ppW8Ft1mbmkDeZHThTobZYtjdR49XzK/btStslI46T2r2r/xAAiEAEAAgIBAgcAAAAAAAAAAAABESEAMVEQQWGRscHR8PH/2gAIAQEAAT8hW8nQKPHtm3UB5DExlgAgZfd0NPgEhuoaAq/cUqX4iVdmoTHU6iX805N9Mg4pCXMRJXJrywF41Epu6GvVizCujDwz7R+c/9oADAMBAAIAAwAAABC/EKH/xAAcEQEAAgIDAQAAAAAAAAAAAAABABEhMVFhcbH/2gAIAQMBAT8QJAKbiEyN8GvcEUu14fdzon//xAAaEQEBAQADAQAAAAAAAAAAAAABEQAxQVFx/9oACAECAQE/EHKJidsy41v3VOMe2//EABsQAQEAAwEBAQAAAAAAAAAAAAERACExQRBh/9oACAEBAAE/EKZiVeN1QSO1usTh9J1Eb3Ki+NxhOBdQc4FK0dHnxxhbjyn2Qik2CYTErXzUgJ6l5jB01qnQQpSBRDzeLtORRDDWiaJ481hx/wB7KxAgm8VXXEn5wJdJGM8TP2xP/9k=">

Digite seu CPF para verificação na SerasaConsumidor (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No primeiro acesso será necessário adicionar informações pessoais no cadastro. Para isso, confirme seu CPF e adicione nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, telefone para contato e uma senha nova (necessário conter no mínimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo). Por fim, marque a caixa de texto em "Aceito os termos" e confirme em "Cadastrar Grátis"'.

Faça seu cadastro com informações pessoais na Serasa (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Antes de continuar é necessário fazer uma verificação visual, para o sistema garantir que é um acesso humano. Será solicitado que você marque imagens correspondentes, como no exemplo com as placas de rua. Confirme em "Verificar".

Adicione a confirmação visual do sistema do app (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Depois disso, há uma segunda verificação, que pode ser feita recebendo o código por e-mail ou SMS no celular. Neste exemplo, foi utilizado o SMS no smartphone. Toque em "Confirmar por celular" e, em seguida, digite o código recebido. Toque em "Confirmar código" para acessar o sistema do Serasa.

Faça a verificação da conta via email ou SMS no celular (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Pronto! Logo na tela inicial há a indicação de que seu nome está sujo ou limpo no Serasa. Ao arrastar a tela, é possível ver o detalhamento das dívidas no Serasa e outros débitos.

Serasa diz se seu nome está sujo ou limpo conforme o CPF (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O usuário pode fazer a consulta quantas vezes for necessário, acessando diretamente com CPF e senha nas próximas vezes. Vale lembrar que, em caso de inadimplência, o lojista ou empresa pode registrar o nome no Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Quais são os melhores aplicativos para Android? Confira no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo