O arquivo msvcr120.dll é parte integrante de um pacote de suporte a aplicações desenvolvidas em C++ para Windows. Sua ausência está associada a erros, travamentos e falhas na execução dessas aplicações. Em geral, a correção do problema pode ser feita ao reinstalar o pacote de suporte ao C++, distribuído de forma gratuita pela Microsoft.

Vale destacar que a falha é mais comum no Windows 7, mas pode aparecer em versões mais recentes do sistema. A ausência do arquivo msvcr120.dll também está relacionada a problemas na hora de rodar programas e jogos. Veja dicas para corrigir o problema.

Instalando o Microsoft Visual C++

Passo 1. Obtenha o pacote da página oficial da Microsoft (microsoft.com);

Acesse a página da Microsoft e realize o download do conteúdo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. A seguir, escolha a versão de acordo com a arquitetura do seu sistema: x86, para 32 bits, ou x64, para sistemas de 64 bits. Veja como saber se seu sistema é 32 ou 64 bits;

... 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">

Escolha de acordo com a arquitetura do seu sistema. Não baixe a versão ia64: ela é desenvolvida para processadores Itanium, inexistentes em PCs domésticos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Depois de baixar o pacote, faça a instalação no seu computador.

Realize a instalação normalmente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Registre as DLLs do seu sistema novamente

Caso o problema não tenha sido corrigido, mesmo depois da instalação do pacote do C++, tente registrar as dlls do seu sistema novamente:

Passo 1. Inicie o Prompt de Comando como administrador;

Execute o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Digite o comando “regsvr32 msvcr120.dll /s”, sem aspas.

O resultado da ação deve ser instantâneo. Teste novamente para verificar se o erro desapareceu.

Insira o comando e confirme com um enter (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Verifique a integridade do sistema

Passo 1. Novamente no prompt como administrador, insira: sfc /scannow e confirme com enter;

No Prompt, sempre como administrador, insira o comando (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. O comando pode demorar alguns minutos para ser concluído. Aguarde e verifique o relatório de erros, se houver.

O sfc /scannow pode demorar um pouco; tenha paciência (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Não deu certo?

Se mesmo depois de todos esses métodos, o erro com o arquivo msvcr120.dll persistir, isso pode ser um sinal de que o sistema tem algum problema mais sério. Vírus e malwares podem corromper arquivos do sistema e estarem por trás da questão. Além disso, um sistema corrompido pode também causar falhas recorrentes como essas.

Atualize seu antivírus e faça uma busca completa por infecções. Em último caso, pode ser hora de reinstalar o Windows, ou restaurar seu sistema para configurações originais e mais estáveis.

Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo