O Google App agora permite acessar ferramentas do buscador sem digitar nada em celulares com Android. Após a atualização do aplicativo, funções que antes já estavam disponíveis ao realizar uma pesquisa, como conversor de medidas e reservas de voos, ganham seus próprios atalhos no serviço e podem ser úteis no dia a dia do usuário.

A novidade tem um menu exclusivo no app do Google e no Google Now, e permite obter informações rapidamente com poucos toques. No tutorial a seguir, veja o passo a passo de como usar sete atalhos do Google App no smartphone.

App do Google ganha atalhos; veja o que você pode fazer (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Passo 1. Atualize o app do Google para a versão mais recente no celular Android.

Passo 2. Abra o app do Google ou acesse o Google Now, em celulares compatíveis, com um deslize lateral na tela inicial. Veja que há uma fileira de ícones abaixo do campo de busca. Toque na seta ao lado para expandir e obter todos os atalhos do Google.

... 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">

Acesse os atalhos do Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Rotas para casa

Passo 1. No item “Rotas para casa”, obtenha uma sugestão de trajeto mais rápido para o endereço cadastrado na sua conta Google e no Google Maps.

Busque uma rota para casa no Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Troque o meio de transporte, como se estivesse no app de mapas do Google, e inicie a navegação com um toque.

Ajuste o trajeto e navegue pelo Maps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Traduzir

Passo 1. Na ferramenta de tradução, é possível acessar rapidamente o Google Tradutor sem ter o app instalado no celular.

Acesse o Tradutor pelo app do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite no primeiro campo para obter a tradução no segundo. Troque os idiomas como quiser e obtenha os resultados na hora.

Traduza sem o app do Google Tradutor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ferramenta de nível

Passo 1. Toque em “Ferramenta de nível” para ver um cursor na tela indicando o nível de inclinação do aparelho. O Google usa o acelerômetro do Android para obter os dados.

Acesse a ferramenta de nível do Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Deite o celular e use o dispositivo para definir o nível certo ao alcançar 0º.

Use o celular como nível com o Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Conversor de unidades

Passo 1. No conversor de unidades é possível transformar comprimento, peso, unidade de informação, velocidade e uma série de outras grandezas.

Acesse um a ferramenta completa de conversão no Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Escolha a categoria no menu, altere a unidade de medida e digite para transformar imediatamente.

Altere o tipo de grandeza e as unidades de medida no Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Seletor de cores

Passo 1. No menu “Ferramentas” dos atalhos do Google, toque em “Mais”, no canto direito, para expandir a lista e selecione “Seletor de cores”.

Acesse o Seletor de Cor no Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. O recurso é interessante para designers conseguirem rapidamente o código de cor online. Toque em “Mostrar valores das cores” e mova o cursor no painel superior para mudar de cor e ver, em tempo real, os diferentes códigos em RGB, HEX, CMYK e outros.

Obtenha códigos de cores pelo Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Reservar um voo

Passo 1. O Google Voos tem um atalho próprio no Android. Acesse a função para ver a ferramenta de busca de passagens online e comece a pesquisar.

Busque por passagens online pelo Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Confira horários, escalas e valores dos voos e selecione as opções desejadas. No final, toque em “Selecionar” no rodapé para visitar o site da companhia aérea e efetuar a compra.

Reserve passagens pelo Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Destinos para as férias

Passo 1. Em “Destinos para as férias”, o Google organiza locais interessantes próximos de você para visitar. Expanda a lista para obter várias opções.

Conheça locais para viajar pelo Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Navegue pelas opções usando filtros que separam cidades por tipo, entre as ideais para uma caminhada ou para curtir uma praia. Em seguida, selecione o destino para conhecer mais sobre o lugar e obter atalhos para passagens e hotéis.

Saiba informações sobre o local e busque por hotéis e passagens pelo Google App (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo