O aplicativo do Gmail para celular Android ou iPhone (iOS) permite imprimir e-mails usando a tecnologia AirPrint ou o Google Cloud Print direto do celular. A função é útil para quem precisa de uma cópia física de uma mensagem e não tem acesso a um computador. Além de fazer a impressão de e-mails, também é possível salvá-los no Google Drive, em formato PDF. Isso é ideal para, posteriormente, compartilhar o arquivo com outras pessoas.

Confira, no tutorial a seguir, como imprimir ou salvar em PDF mensagens de e-mails usando o app do Gmail no celular. As dicas valem para usuários do smartphone da Apple e para aparelhos com o sistema do Google.

Como imprimir uma mensagem do Gmail pelo celular (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 1. Abra o Gmail e acesse a conversa que você quer imprimir. Em seguida, toque sobre o botão "...", no canto superior direito da tela. Na tela que abrir, selecione "Imprimir tudo".

... 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">

Imprimindo uma conversa no Gmail (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso queira imprimir apenas um e-mail específico, em vez de a conversa toda, abra a mensagem e toque sobre o botão "..." à direita da data. Selecione a opção "Imprimir".

Imprimindo uma mensagem específica no Gmail (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Escolha se você quer imprimir usando o Google Cloud Print ou o AirPrint. Vale ressaltar que este último está disponível apenas em dispositivos da Apple, como iPhone e iPad. Caso tenha selecionado o AirPrint, toque sobre "Impressora" para escolher a máquina desejada.

Selecione como o e-mail será impresso no Gmail (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Toque sobre a impressora que você quer usar e, voltando à tela anterior, defina o número de cópias e as páginas a serem impressas. Por fim, toque em "Imprimir", no canto superior direito da tela.

Imprimindo documento pelo AirPrint no Gmail (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Se você escolheu usar o Google Cloud Print, selecione a impressora desejada ou toque em "Salvar no Google Drive" para criar um arquivo PDF. Por fim, vá em "Salvar".

Salvando e-mail em PDF no Google Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para imprimir seus e-mails direto do celular usando o app do Gmail no iPhone ou Android.

Qual a melhor ferramenta de e-mail? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo